Jovens de Votuporanga seguem para a Jornada Mundial da Juventude

Aproximadamente 150 jovens de Votuporanga e região partiram na tarde de ontem rumo ao Rio de Janeiro. Eles vão participar da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 deste mês, com a presença do papa Francisco.

A capital carioca acolherá jovens do mundo todo neste encontro que tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), a JMJ será uma grande festa da juventude com o papa.
Os votuporanguenses estão entusiasmados com essa oportunidade única de viverem sua fé em unidade com os jovens de outras nações e partilharem suas experiências religiosas e culturais. 
Para este encontro no Rio são esperados mais de dois milhões de jovens de todas as nações. Dentre as principais atividades da Jornada estão as catequeses com os bispos, encontros com o papa, Via Sacra, Missas e Vigília Eucarística. 
Desde setembro de 2011, os símbolos da Jornada – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora – estão percorrendo as dioceses brasileiras anunciando a JMJ. Na última semana, foi realizada em todas as paróquias a Semana Missionária com diversas atividades em preparação ao grandioso evento.
A JMJ Rio 2013 tem como patronos: Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, Santa Teresa de Liseux e Beato João Paulo II. No Rio de Janeiro, os jovens ficarão hospedados em colégios e Igrejas. As atividades começam hoje à noite, com a Missa de Abertura na praia de Copacabana, presidida por Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.
Nas manhãs dos dias 24, 25 e 26, os jovens participarão de catequeses com bispos em Igrejas próximas de seus alojamentos. Na quinta-feira à noite, os jovens fazem uma acolhida ao papa Francisco na praia de Copacabana. Na sexta-feira à noite, os jovens voltam a Copacabana onde será realizada a Via Sacra, comparando o sofrimento de Jesus a caminho da cruz com o sofrimento dos jovens nos dias de hoje.
No sábado, os jovens irão para Guaratiba, onde será celebrada a Vigília Eucarística com o Papa Francisco. Os jovens permanecerão em Guaratiba após a Vigília, onde haverá confissões e momentos de adoração durante toda a noite. Ainda em Guaratiba, na manhã do domingo, 28, o Papa Francisco presidirá a Missa de Encerramento da JMJ e Envio dos jovens para a missão em cada paróquia de origem.
Sobre a Jornada  
As Jornadas Mundiais da Juventude começaram com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.  
São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países. 
A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987) – com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) – 600 mil; em Czestochowa (Polônia – 1991) – 1,5 milhão; em Denver (Estados Unidos – 1993) – 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões; em Paris (França -1997) – 1 milhão; em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, em Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil; em Colônia (Alemanha – 2005) – 1 milhão; em Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; e em Madri (Espanha – 2011) – 2 milhões.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password