Jorge Xavier leva a cultura de Votuporanga para a sala de aula

O escritor Jorge Xavier iniciou uma série de palestras nas escolas de Votuporanga, levando cultura por meio da história do município. Na tarde da última quarta, ele ministrou o conteúdo para 180 alunos dos 6º e 7º anos da escola estadual Profa. Uzenir Coelho Zeitune.

 
Em entrevista concedida ao Diário, Xavier relatou a estratégia utilizada. “Falei sobre a história de Votuporanga, por meio dos pioneiros, utilizando a imagem para que o público tenha oportunidade de conhecer a evolução da cidade”. Outro fator proposto é despertar a escrita nos jovens.

 
O escritor já possui outras palestras agendadas e aguarda também o convite de outras unidades. “A intenção é ir para todas as escolas municipais, estaduais, particulares e também faculdades.”

 

O conteúdo apresentado integrou o programa ‘Cultura é Currículo’, da Secretaria Estadual da Educação. A professora de Artes, Claudia de Souza, é a responsável por conduzir o projeto na escola Uzenir. “A palestra foi uma parte e encerrou as atividades. Os nossos alunos já foram levados para o Sesc de São José do Rio Preto e então tomamos postura para mostrar a cultura do nosso município, com o intuito de enriquecer o conhecimento dos jovens”, explicou ela.
Os alunos de outras séries participaram de atividades paralelas e de acordo com a coordenadora da escola, Paula de Lima, no próximo ano as atividades continuam. “O Estado fornece o material e também as viagens.”

 

Cultura é Currículo
O programa ‘Cultura é Currículo’ integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional. Visa propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual, seja no sentido de atender aos desafios do mundo moderno, como em relação à função de transmissão do saber, para inserção social de seus alunos.
Em acordo com os parâmetros pedagógicos da atual gestão, pauta-se por princípios estabelecidos para a organização curricular: currículo e cultura; currículo referido a competências e currículo que tem como prioridade a competência escritora e leitora.
O programa ‘Cultura é Currículo’ é composto por três projetos: Lugares de Aprender: a Escola Sai da Escola, Escola em Cena e O Cinema Vai à Escola.

 

Jorge Xavier
O votuporanguense Jorge Xavier já possui um livro publicado narrando informações sobre o município. ‘Votuporanga – Além da sua História’ foi lançado no final do ano de 2007, quando a cidade completou 70 anos. A obra retrata os costumes e as conquistas do povo através dos tempos. Atualmente, Jorge Xavier está envolvido com um novo projeto que também retrata a história do município, o livro trará uma visão ainda mais abrangente sobre as origens de Votuporanga.

 

Ancelmo Lio – Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password