IPI sobre carros importados terá sistema de pontuação

O novo regime automotivo brasileiro em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em carros importados começa a tomar forma. De acordo com reportagem do jornalista Clovis Rossi, da Folha, será na forma de tabela de pontuação para cada montadora que pretende se instalar no pais.

O desconto em cima dos 30 pontos percentuais, pagos por modelos importados desde dezembro, seria dado de acordo com uma “tablita”.
O critério principal para acumular pontos diz respeito ao conteúdo nacional adotado nos carros, já que o principal objetivo do governo é estimular investimentos nacionais oriundo das montadoras, principalmente as asiáticas. Depois, o segundo passo para crescer na “tablita” está o aporte em pesquisa e desenvolvimento.

Modelos sustentáveis – os que menos poluem – e elétricos também ganham ponto. Porém, segundo a matéria, o mercado de carros elétricos para o governo brasileiro ainda é irrelevante.

O regime automotivo deve ser apresentado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, na próxima semana e não terá restrições relevantes. Com isso, em abril o sistema de pontos e o novo regime já poderia entrar em vigor.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password