Inscrições estão abertas para projeto Guri

Há vagas para os cursos de viola clássica, violino, violoncelo e contrabaixo para o primeiro semestre

O Projeto Guri, programa de educação musical do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Votuporanga, está com inscrições abertas para o primeiro semestre. Há vagas distribuídas entre os cursos de violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo.

O prazo de cadastro segue até o dia quatro de março. Os interessados menores precisam estar acompanhados pelos pais ou responsável e devem apresentar os seguintes documentos: xerox do certidão de nascimento do aluno ou RG, xerox do RG do responsável, xerox do comprovante de endereço e declaração escolar.

Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos. As inscrições devem ser feitas na sede do Projeto Guri, que fica na Escola Municipal de Artes, localizada à Rua São Paulo, 3546 (antigo prédio da Biblioteca Municipal). As aulas acontecem todas as quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30.

A coordenadora do projeto Guri Polo Votuporanga, Luana Vieira Prioto de Oliveira, ressaltou que a iniciativa está lapidando talentos, muitas vezes desconhecidos pelos próprios estudantes. No último semestre do ano, foram atendidos, em média, 80 alunos.

Para a secretária da Cultura, Silvia Stipp, o projeto Guri, ao lado do Música na Escola e Música na Rede, colabora com o desenvolvimento dos alunos, apontando habilidades. “A nossa missão é de promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva da música, tendo em vista o desenvolvimento humano desta geração em formação”, afirmou.

O projeto

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Ao ingressar no Projeto Guri, o aluno opta pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral ou de ambos os cursos. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar aos alunos novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada nos polos mantém viva as raízes culturais da própria comunidade.

Nos polos do Guri as atividades são sempre praticadas em grupo, o que estimula a participação dos alunos. Todos fazem parte de uma equipe que passa pelos mesmos desafios e aprendizado. Nas apresentações realizadas ao público, em pequenos, médios ou grandes eventos, o resultado é produto da dedicação do grupo e, ao mesmo tempo, também de cada um.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password