Inscrições abertas para cursos técnicos na ETEC local

A Escola Técnica Estadual “Frei Arnaldo Maria de Itaporanga” – ETEC de Votuporanga está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Técnico em Agronegócio, Técnico em Informática e Técnico em Meio-Ambiente, com o total de 40 vagas por modalidade. As inscrições vão até o dia 14.

Meio Ambiente 
O curso técnico em Meio Ambiente oferecido pela ETEC tem como proposta habilitar o aluno para que o mesmo reconheça as relações existentes entre os elementos do meio físico, natural e sociocultural, utilizando tecnologias adequadas ao trato das questões ambientais.
Durante o curso, o aluno tem contato com as competências necessárias ao exercício da profissão, contemplando as novas tendências culturais e mercadológicas e privilegiando a busca pela qualidade de vida, individual e coletiva. Estando formados os alunos poderão atuar em ambientes naturais, urbanos e rurais em instituições públicas, privadas ou em organizações não governamentais, integrando equipes multiprofissionais ou como profissional autônomo. Coleta armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais, bem como elabora laudos, relatórios e estudos ambientais. Durante o curso serão propostas atividades de pesquisas, plenárias, exposições dialogadas, estudo de casos, simulações, visitas técnicas, vivências em laboratório, vídeos, palestras, proposição de problemas, contatos com especialistas da área, entre outras que contribuem para a aproximação do aluno com a realidade do mercado de trabalho.

Agronegócio
Conhecedor prático das técnicas agrícolas, o técnico em Agronegócios atua durante toda a safra, seja calculando e planejando como a terra será adubada ou então fazendo os preparativos para a colheita. Após a colheita inclusive, o profissional formado no curso técnico em Agronegócios continua seu trabalho coordenando a armazenagem e venda do que foi produzido, controlando os preços e buscando a máxima rentabilidade para o negócio. O profissional formado no curso técnico em Agronegócios pode atuar em fazendas, indústrias que processam produtos agrícolas e demais setores privados e governamentais.

Informática 
O técnico em informática pode trabalhar em empresas de tecnologia nos setores de operação e manutenção de micros, suporte à informática, helpdesk, administrador de redes, desenvolvimento de software e websites, em centros de processamentos de dados, provedores de acesso à Internet, ou administrando seu próprio negócio como consultor, uma área indispensável às empresas públicas e privadas que utilizam os computadores como ferramenta essencial às suas atividades. Essa atual expansão do mercado está aumentando o campo de atuação dentro dessas empresas, pois praticamente todas têm redes de computadores para que a informação trafegue com mais agilidade.

Votuporanga
Em nota, a Escola afirmou ser um ponto de referência em educação. “A Etec de Votuporanga há 40 anos trabalha com afinco para ser um polo de referência na utilização e difusão de tecnologias, na formação de técnicos competentes, empreendedores e protagonistas da cidadania efetiva.” Enalteceu também a pesquisa do SAIE (Sistema de Acompanhamento Institucional de Egressos) que classificou uma taxa média de empregabilidade de 75,8% aos formandos da instituição. Este dado surge justamente quando o nível nacional de contratação não passa dos 68%.

Novos caminhos 
Formada em 2012 pela ETEC no curso técnico de Agropecuária, Stephani Barbará, que nasceu e cresceu no sítio, admite que nunca teve uma relação muito boa com o meio rural. Ela, que fez o curso por intermédio da irmã, afirmou em entrevista ao Diário que ter concluído abriu novos caminhos.
“Foi uma das melhores experiências que pude ganhar, me abriu novos caminhos, conheci um mundo novo, um conceito rural.” A estudante não seguiu na carreira de Agropecuarista, foi por outro caminho um tanto quanto diferente, Jornalismo, que ela pretende fazer voltado para o trabalhador do campo. “Contar histórias é meu sonho, juntei o útil ao agradável, conto histórias de boa parte do que vivi no curso” disse a jovem.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo site, http://www.vestibulinhoetec.com.br/ o exame será realizado no dia 14/06. (Colaborou: Mateus Paióla)/Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password