Índices do MEC confirmam a Unifev entre as melhores do país

Dados divulgados nesta tarde revelam que a Instituição permanece com IGC 4, o maior já alcançado pelos centros universitários brasileiros

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na tarde de hoje, confirmam a Unifev entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

Com base no Índice Geral de Cursos (IGC), maior indicador de qualidade da Educação Superior brasileira, o Centro Universitário de Votuporanga mantém o seu conceito em 4, o mais alto já alcançado por IES desse mesmo porte. O IGC pode variar entre 1 e 5, sendo 5 a sua melhor nota.

Constituído por diversos elementos, o IGC corresponde, em 55%, à média ponderada do Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Outros 30% da nota estão relacionados à titulação e ao regime de trabalho do corpo docente, e mais 15%, aos índices de infraestrutura e organização didático-pedagógica da instituição, definidos pelos próprios universitários, mediante um questionário obrigatório.

O CPC, por sua vez, é formado pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperados e Observados (IDD), que considera as notas dos ingressantes e egressos da instituição, mediante o desempenho deles no Enem e Enade (35%); e pela nota do Enade (20%).

Vale ressaltar que os dados atuais são referentes ao ciclo de avaliação referente ao ano de 2012. No caso da Unifev, estão incluídas nesse processo as graduações em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Jornalismo, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

 

CPC

Os cursos de Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Logística e Psicologia da Unifev conquistaram o índice máximo do CPC. Todos alcançaram o conceito 5 em 2012, considerado totalmente satisfatório para o MEC.

Com exceção das graduações de Logística e Psicologia, avaliadas pela primeira vez no ano passado, os demais superaram a nota 3, obtida no processo anterior (2009).

O mesmo ocorreu com os cursos de Ciências Contábeis e Direito, que saltaram da nota 3 em 2009, para a 4, em 2012. O excelente conceito também foi atribuído aos cursos de Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos, novatos na avaliação.

Para o Reitor da Unifev, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, tanto o IGC da Instituição, quanto os CPC de cada curso avaliado são motivos de orgulho para toda a equipe.

“A permanência do nosso IGC em 4, nos certifica, novamente, como uma das melhores IES do pais. É por conta desse índice de qualidade que possuímos diversas parcerias com o Governo, a fim de oferecer projetos, programas e financiamentos estudantis, que beneficiam os nossos alunos. Como eu já havia defendido anteriormente, somente o CPC e o IGC representam a qualidade de uma IES. O Enade, ao contrário do que muitos pensam, é somente uma parcela de tudo isso,” afirmou.

Para o MEC são consideradas insatisfatórios os IGCs e CPCs abaixo de 3. Em todo o Brasil, foram avaliados 8.184 cursos de 1.762 IES nas áreas de ciências sociais aplicadas e ciências humanas, além dos eixos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password