Impressões: A 45 AMG

O Mercedes-Benz A 45 AMG é o hatch com o motor mais eficiente do mundo – no caso um 2.0 turbo – entre os veículos produzidos em série. Ele entrega 360 cv e 45 mkgf de torque a 2.250 rpm e conta com injeção direta de gasolina. Segundo a montadora, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4s6 segundos e, com certeza, seu câmbio automático de 7  velocidades e dupla embreagem Speedshift também dá uma forcinha para o hatch atingir essa marca.

O A 45 AMG chega ao país por R$ 259.900 e vêm com tudo o que se pode esperar em equipamentos de conforto e segurança, incluindo opções de personalização direto da fábrica. A Mercedes-Benz quer comercializar de 150 a 200 unidades do modelo ao ano por aqui. E aí, vai garantir o seu? Pois saiba que ele já está disponível sob encomenda em todas as concessionárias da marca.

Segundo a Mercedes, o Classe A foi desenvolvido para clientes com idade entre 30 e 40 anos. No circuito da Fazenda Capuava, pista no interior de São Paulo, tivemos as primeiras impressões do hatch e ele surpreende já nos primeiros metros. Apesar do controle de tração, ele permite muita diversão. Há três modos: Comfort, Sport e Sport Plus. No último, ele desliga os controles de estabilidade e tração e deixa você no comando, segundo a marca. Na pista, ele mostrou-se bem acertado, assim como a versão tradicional, de 156 cv. Mas com suspensão bem mais rígida e uma sede de velocidade que faz esquecer que você está dirigindo um hatch.

A velocidade máxima limitada eletronicamente é de 250 km/h. A tração integral permanente 4Matic pode agir de duas formas distintas, dependendo da exigência: 100% com tração nas rodas dianteiras (em uma “tocada leve”) ou com metade da tração na dianteira e metade na parte de trás para situações que exigem melhor controle dinâmico.

Apesar de todo o requinte do painel, o volante revestido de alcântara com base e topo achatados não te deixam esquecer que você está a bordo de um hatch com a mehor relação de potência específica do mundo: 181 cv/l. A direção é bem comunicativa e cada imperfeição do piso é sentida nas mãos do “piloto”.

Para você que acha que esse esportivo é beberrão, saiba que ele vem com a função ECO start/stop. E para garantir que nenhum componente esquente em demasia, o grande radiador da parte da frente tem ajuda de outro localizado no arco da roda traseira direita. Junto com o resfriador do ar de admissão do turbocompressor (intercooler), que é conectado em série, uma bomba permite um fluxo de água entre os radiadores.

A tradição da AMG foi mantida nesse modelo, apesar de ser um esportivo produzido em série. A filosofia “um homem, um motor” exige que cada propulsor seja construído a mão, recebendo a placa com o nome do responsável por aquele produto.

Na parte traseira, o hatch é bastante confortável. Apesar do teto solar, há uma adatação no teto que garante mais espaço para pessoas mais altas encaixarem a cabeça sem risco de aperto.

E para deixar o seu A 45 AMG do seu jeito, há uma série de itens que podem ser acrescentados, inclusive um aumento do limite de velocidade para 270 km/h e retrovisor externo em fibra de carbono.

Especificações técnicas (dados da fabricante)

Mercedes-Benz A 45 AMG

Cilindrada: 1.991 cm³; Diâmetro x curso: 83.0 x 92.0 mm; Taxa de compressão: 8.6:1; Potência: 360 cv a 6.000 rpm; Torque: 45 mkgf entre 2.250 – 5.000 rpm; Peso do motor (seco): 148 kg; Rotação máxima do motor: 6.700 rpm; Potência específica: 181 cv; Aceleração 0-100 km/h: 4s6 (dado da fabricante); Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)

 

Terra

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password