Igreja Matriz comemora hoje 70 anos

A Igreja Nossa Senhora Aparecida, a Matriz, comemora hoje 70 anos de criação. 
Na programação do dia, vários eventos marcam a data. Durante todo este ano foram realizadas muitas celebrações para a comemoração.
Às 9h tem sessão solene com a concessão de insígnia de Honra ao Mérito ao padre Gilmar Fernandes Margotto, responsável pela paróquia. Às 10h tem missa do Jubileu dos 70 anos, presidida pelo bispo Dom Tomé Ferreira da Silva.
Em seguida, haverá almoço de confraternização na AABB e os ingressos podem ser adquiridos por R$ 20.
Com decreto de Dom Lafayette Libanio, a paróquia foi criada no dia 22 de dezembro de 1943, então bispo diocesano, sendo desmembrada da paróquia de Cosmorama e instalada três dias depois, em 25 de dezembro.
Esta é a primeira paróquia de Votuporanga e da qual foram originadas as demais. Por muitos anos a paróquia foi administrada pelos freis capuchinhos, destacando-se os freis Arnaldo, Benjamin, Gregório, Agostinho e Tarcísio, que com muita dedicação trabalharam pela paróquia e comunidade votuporanguense.
Em 1983, a paróquia passou a ser administrada pelo padre italiano, Nino Carta, que permaneceu por oito anos, sendo sucedido pelo padre Edemur José Alves, que por 20 anos atuou como pároco.
Ao todo, foram 20 párocos e dezenas de vigários cooperadores. A construção da Igreja Matriz, cartão postal da cidade, foi inaugurada em 1958, desenhada em estilo neogótico e a única da região com duas torres.
Muitos padres foram ordenados na paróquia, entre eles Margotto, além da ordenação de quatro diáconos permanentes: José Roberto, Lécio, Nilton e Massao (in memoriam). 
A paróquia destaca-se também na área social mantendo a Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús (Casa Abrigo), a Pastoral da Criança e Os Vicentinos. Karolline Bianconi

karol@acidadevotuporanga.com.br

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password