Ignácio de Loyola vem ao FLIV nesta sexta-feira

Escritor do jornal ‘O Estado de S. Paulo’ apresenta show gratuito ao lado da filha Rita Gullo
Uma das principais atrações da 6ª edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga está marcada para esta sexta-feira (28/10), no auditório externo do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali". O escritor e colunista do jornal “O Estado de S. Paulo”, Ignácio de Loyola Brandão apresenta o show “Solidão no Fundo da Agulha” ao lado de sua filha, a atriz e cantora Rita Gullo.
O show é uma viagem pelas memórias do escritor, que vem ao palco para contar histórias marcadas por músicas interpretadas por Rita. A apresentação é a versão ao vivo do livro, de mesmo nome, e que traz imagens do fotógrafo Paulo Melo Jr. e um CD, com canções interpretadas pela filha do autor.
O livro é composto por 32 crônicas com lembranças ligadas a músicas e lugares que marcaram de modo especial e inesquecível a vida de Loyola, como o relógio da extinta loja Mappin, no centro de São Paulo, e canções como “Amado Mio” e “Quizás”, que estão no CD que acompanha a obra.
“Solidão no Fundo da Agulha” foi editado pelo projeto “Livro Para Todos”, numa iniciativa da Fundação Carlos Chagas.
Sexta-feira no FLIV
Além do show com Ignácio de Loyola e Rita Gullo, o FLIV também recebe, nesta sexta-feira (28/10), um bate-papo com o jornalista, músico, ilustrador e escritor Cadão Volpato, às 19h30, no auditório externo do Centro de Informações Culturais e Turísticas. Literatura, memória, música, romance, conto, arte, cultura, e elementos biográficos se misturam no caldeirão inventivo de Cadão, resultando em dois novos livros, “Os discos do crepúsculo” e “À sombra dos viadutos em flor”, que serão apresentados com exclusividade no FLIV. Cadão Volpato foi apresentador do programa Metrópolis, da TV Cultura, e um dos criadores de uma banda importante dos anos 1980, o grupo Fellini. É autor do romance “Pessoas que passam pelos sonhos”, entre outros títulos.
Elektro nas escolas
Nesta sexta, o FLIV também conta com a presença do projeto educacional “Elektro nas Escolas”, que leva à comunidade escolar uma série de informações sobre os processos de geração, transmissão, distribuição e o bom uso da energia elétrica, proporcionando aos alunos experiências lúdicas e interativas. Além das atividades desenvolvidas no interior de uma Unidade Móvel de Ensino, haverá também a apresentação do teatro de fantoches “A Jovem Escritora”, que busca reforçar os conceitos transmitidos pelo projeto de forma simples e divertida. As sessões do “Elektro nas Escolas” tem duração de aproximadamente 30 minutos e acontecem no período da manhã, das 7h30 às 11h30, e durante a tarde, das 13h às 17h.
Escritas Criativas
Às 10 e às 14h, o autor Reynaldo Bessa comanda oficinas de escrita criativa, na Sala de Oficinas da Biblioteca Municipal, no 2º piso do Centro de Informações Culturais e Turísticas. A oficina proporciona uma maior desenvoltura no exercício da escrita do aluno/escritor. Com leituras de textos clássicos e contemporâneos, como também, a reflexão, interpretação e o exercício da reescrita, apreende a capacidade de síntese, assim, evitando os costumeiros excessos. Na aula, os alunos despertam a criatividade, praticando a invenção e a desconstrução de alguns textos estabelecidos.
Balé Aéreo
Às 16h, o Studio Mariana Maricato promove uma aula aberta de balé aéreo, no Parque da Cultura. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos.
Luciana Crepaldi
Já às 18h, a escritora Luciana Crepaldi lança o livro “A Queda da Manga”, no Espaço do Escritor do Galpão Livrarias. O livro é um romance em prosa, que homenageia a linguagem poética. A personagem central representa as inquietudes humanas e o desafio de se compreender as coisas da alma na vida. A obra relata uma queda em plena maturidade e também retrata o constante choque entre o mundo físico e o mundo interior, com suas fortalezas e fragilidades. Nascida em Presidente Prudente, Luciana Crepaldi dedica-se, desde o início da carreira, ao telejornalismo, tendo passado por emissoras como Band, SBT, Record e afiliadas da Rede Globo. Atualmente é editora de texto na TV TEM.
Projeto Sinfônico e Zequinha de Abreu
Também às 18h, o Projeto Sinfônico de Votuporanga se apresenta no auditório externo do Centro de Informações Culturais e Turísticas. A orquestra nasceu em 2014, sob a orientação e regência do Maestro Mazinho Sartori, a partir do núcleo de instrumentos de cordas do Projeto “Música na Escola”, da Escola Municipal de Artes, com a finalidade de proporcionar aos alunos a complementação dos estudos didático-teóricos, mediante a prática de conjunto, num ambiente que remete ao de uma orquestra sinfônica.
Às 20h, é a vez da Corporação Musical Zequinha de Abreu se apresentar, no deck do “Food Park” do FLIV, localizado na Avenida Ângelo Bimbato, nos arredores do Parque da Cultura.
Continue lendo
Deixe um Comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
0 Comentários