Idosos do Cras Leste lançam livreto sobre o uso medicinal de plantas caseiras

Projeto foi elaborado em seis meses sob a coordenação das Secretarias de Saúde e Assistência Social; intuito é fomentar a criação de espaços para a inserção social dos idosos

A fim de celebrar o mês de idoso, comemorado em outubro, as Secretarias de Saúde e Assistência Social de Votuporanga desenvolveram junto aos idosos do Cras Leste (Centro de Referência de Assistência Social) a produção do livreto “Plantas Medicinais: De geração para geração”. Ao todo 20 idosos que integram o grupo “Alegria de Viver” escreveram sobre o uso medicinal de plantas caseiras. A entrega dos exemplares reuniu os envolvidos no projeto que ainda receberam mudas de plantas e flores, no início desta semana.

A coordenadora do projeto, a fonoaudióloga do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Maria Ignez de Lima Pedroso, diz que o trabalho nasceu com o objetivo de incentivar a criação de espaços de inclusão social. “Estimular as práticas de letramento orais e escritas com participantes os do grupo é uma forma de convidá-los a contar as histórias que aprenderam com seus familiares sobre o uso das plantas medicinais”, explica a fonoaudióloga.

O trabalho contou com o apoio integral da equipe multiprofissional do Cras Leste, formada pela assistente social e coordenadora do Cras Leste, Adrielly Canolla, Vanessa Lucas, assistente social, Denise Ferreira, orientadora social e Leudiane Pereira, psicóloga.

Metodologia

Em uma roda de conversa, os idosos contaram sobre o uso medicinal das plantas caseiras, como aprenderam a usá-las ao longo da vida e as receitas passadas pelos familiares. Em seguida a equipe de coordenação do projeto realizou visitas nos quintais da casas dos idosos para fotografar as plantas por eles descritas. Por fim, as histórias foram escritas, digitadas e publicadas com fotos. Desde o mês de abril o grupo realiza encontros semanais para a produção do material que será distribuído à comunidade.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password