Idosos do Consultório do São João participam de palestras na Semana da Mulher

Mulheres do grupo de idosos do Consultório Municipal “Dr. Gumercindo Hernandes Morales”, no bairro São João, participaram na manhã da última terça-feira (8), Dia da Mulher, de uma roda de conversa que contou com a presença da médica ginecologista – Dra. Maria da Glória Garcia Pascom. Assuntos sobre a saúde do público feminino foram abordados em um bate-papo e muitas dúvidas esclarecidas.

O grupo de idosos do Consultório Municipal “Dr. Gumercindo Hernandes Morales” acontece às terças-feiras, sob a coordenação da fonoaudióloga do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) – Maria Ignez de Lima Pedroso – e com a colaboração do agente comunitário de saúde – Wendy Alessandro Leme. Todas as atividades promovidas no grupo têm a finalidade de proporcionar o bem-estar físico, psíquico e social dos idosos da região sul da cidade visando a promoção da saúde.

Com 72 anos, dona Maria Rader Pontes, frequenta o grupo desde o início, em abril de 2015. Ela diz que, de lá para cá, vem sendo motivada a buscar pelo novo, reconquistou a autoestima e adquiriu bons e novos hábitos, como a leitura e a escrita. “A gente aprende demais nesses encontros. As palestras nos entusiasmam, nos elevam, nos colocam para cima. Nunca gostei de ler e escrever, e agora faz parte do meu dia a dia. Em uma das palestras, conheci um método de ensino para desenvolver o raciocínio, pensei muito e decidi me matricular no curso. Estou lá até hoje  e gosto muito dessa nova atividade”.

São exemplos como o de dona Maria que também motivam a idealizadora do grupo. A fonoaudióloga, Maria Ignez, explica que as ações coletivas realizadas na Atenção Básica voltadas para a saúde do idoso são de extrema importância para promover uma satisfatória qualidade de vida. “Nosso intuito por meio de grupos como este é orientar sobre os mais diversos aspectos relacionados a um processo de envelhecimento digno e saudável”.

Durante os encontros, os participantes discutem temas vinculados à saúde dos idosos. O compartilhamento de vivências linguístico-discursivas significativas é realizado para contribuir com a socialização, com o aumento do grau de autonomia e do autocuidado do grupo.

Os encontros acontecem todas as terças-feiras, às 7h30, no Salão Paroquial da Igreja São Benedito, no bairro São João, próximo ao Consultório Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Unidade, 3421-2945.

Livro

Um dos projetos do grupo do bairro foi a produção de um livro que pudesse proporcionar aos idosos a experiência da escrita: “Narrativas visuais e coletivas: a arte de contar histórias por imagens”.

Para Maria Ignez, o projeto surgiu quando se deparou com algumas imagens que a sensibilizaram e a motivaram a encorajar os idosos a escrever as narrativas visuais e as histórias de vida de cada um. “À primeira vista, eles gostaram bastante de serem os autores deste livro. Passaram a se dedicar durante os encontros para a produção dos textos por meio de observações das gravuras. Foi uma experiência enriquecedora, tanto para mim, quanto para eles”, emociona-se a coordenadora do grupo.

Todos os textos que fazem parte do livro podem ser acessados no site da Prefeitura de Votuporanga (www.votuporanga.sp.gov.br), clicando em “Nasf” encontrado no link “Saúde”.

Créditos da matéria: Site da Prefeitura

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password