Idosos do CCI se preparam para 19ª edição do JORI

Mais de 60 pessoas participarão do competição, que acontece em agosto, em todas as 14 modalidades

Os participantes das atividades sociais do Centro de Convivência do Idoso da Secretaria de Assistência Social de Votuporanga estão se preparando para a 19.ª edição dos Jogos Regionais do Idoso, que acontecerá entre os dias 12 e 16 de agosto no município de Jales.

No total a delegação votuporanguense contará com 70 pessoas, sendo mais de 60 atletas com idade acima de 60 anos que competirão nas 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.

Só na coreografia o município contará com dez representantes e espera ficar entre os primeiros colocados, já que os bons resultados acompanham a trajetória da modalidade no JORI. “Temos um tempo bom para os ensaios e neste ano adotamos o livro como temática, sendo assim, abriremos a coreografia ao som de Bob Marley e utilizando o livro como acessório, depois o ritmo acelera um pouco ao som de um tradicional forró brasileiro seguido dos temas de ‘O Fantasma da Ópera’ e ‘Conde Drácula’”, explicou o coreógrafo responsável pelo grupo, Rodrigo Marcel Garcia.

No vôlei feminino, animação e força de vontade são características do grupo. Jandira Martins de Souza, 87 anos, é uma das atletas que defenderá o nome de Votuporanga. Considerada como a motivação da equipe, ela não falta a um treino e esbanja disposição e saúde. “O esporte faz bem pro corpo e pra cabeça, quando me olho no espelho não acredito que tenho essa idade, não me sinto idosa”, afirmou.

O técnico do time, Emerson Laridondo Zucareli, conhecido como Bilico, explica que a modalidade é representada apenas por atletas votuporanguenses, sem nenhuma jogadora contratada de outras cidades, e que a dedicação é uma marca do grupo. “Independente de resultados, elas gostam mesmo é de se reunir e jogar, seja nos treinos, em jogos amistosos ou em campeonatos como o JORI. É visível o quanto a prática esportiva traz uma vida mais alegre e saudável, principalmente da terceira idade”, disse ele, explicando que o grupo está aberto para novos participantes com idade acima de 50 anos.

As equipes dos jogos de mesa também estão se preparando com a expectativa de medalhas já que no ano passado o tênis de mesa trouxe ouro e prata, o xadrez conquistou ouro e o dominó prata; sem contar a natação e o atletismo que também têm tradição no campeonato.

Classificam-se para os Jogos Abertos do Idoso (JAI), fase estadual da competição, os dois primeiros colocados em cada modalidade, categoria, sexo e grupo. Neste ano o município que sediará esta etapa do campeonato será Araraquara, entre os dias 07 e 11 de outubro.

O JORI é considerado o principal evento esportivo da terceira idade do Estado de São Paulo e realizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude em parceria com os municípios que sediam as etapas regionais. A competição tem por objetivo valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos de todo o Estado.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password