Heitorzinho é só o 21º na fila de transplantes de hospital

O menino Heitor Otávio da Costa Oliveira, 8 anos, que já encontrou doador de medula óssea compatível para vencer a leucemia, terá de enfrentar uma fila com 20 crianças para conseguir passar por transplante no Instituto de Tratamento de Câncer Infantil (Itaci), ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), na capital paulista. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, as 20 crianças da fila têm diversas doenças, algumas delas de “grande urgência”. Sete delas têm a data do transplante agendada para até março de 2017.

“O recomendável é que o Heitor retorne para a sua cidade para manter o tratamento quimioterápico e que outros hospitais sejam procurados para saber se surge uma vaga para o transplante em um período menor, antes de março. E caso ocorra alguma mudança em nosso quadro e aparecer uma vaga mais cedo, nós reportaremos”, explica Juliana Folloni Fernandes, médica oncologista pediátrica e coordenadora do serviço de transplante do ITACI. Ainda segundo o hospital, a Unidade de Transplante de Células-tronco Hematopoéticas está em reforma, por isso a equipe trabalha com capacidade reduzida, realizando no máximo três transplantes por mês.

Sem o procedimento, a angústia da família de Heitorzinho continua. “Não consigo viver direito. Para fazer o transplante a criança tem que estar bem. Tinha que fazer lá na hora,” disse o pai do menino, Juliano Costa, camelô de 34 anos. Segundo Juliano, o desejo é que ele seja encaminhado para a capital nacional, onde o transplante aconteceria mais rapidamente. Para realizar o procedimento em outro Estado, porém, é preciso esgostar as possibilidades no Estado de São Paulo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Nesta quarta-feira, 30, Heitor volta para o Hospital de Base, onde passa parte de seus dias em tratamento. Millena Grigoleti/Diário da Região

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password