H1N1: Gestantes e crianças menores de dois anos devem manter vacina em dia

A gripe H1N1, ou influenza A (gripe suína), é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. O período de incubação varia de três a cinco dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas.
Ela se dá pelo contato direto com os objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

É importante que as gestantes e as crianças menores de dois anos que ainda não foram vacinadas contra H1N1 procurem uma das 14 unidades de saúde com a caderneta de vacinação. As unidades de saúde funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

 

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde registrou o primeiro caso do ano por H1N1 em Votuporanga. Trata-se de uma criança de um ano e meio, que já está em tratamento e passa bem.

 

Em 2015, foram 15 notificações realizadas e nenhum caso positivo. Neste ano, até o momento, foram três notificações e um caso positivo.

 

 

Sintomas

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza e dificuldade de respirar.

 

Tratamento

É de extrema importância evitar a automedicação, haja vista que o uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação. No caso do H1N1, os ativos fosfato de oseltamivir ou zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza), têm-se mostrado eficazes contra o vírus, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas do início dos sintomas.

 

Prevenção

Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, a Vigilância Epidemiológica recomenda:

* Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal;

* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão;

* Fazer uso do álcool gel;

* Usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros

* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

* Procurar assistência médica se surgirem sintomas compatíveis com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

As pessoas que estiverem com a suspeita da doença devem fazer uso da máscara respiratória para interromper o ciclo de transmissão do vírus.

 

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1, em Votuporanga, será realizada entre 30 de abril e 20 de maio.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password