Grupo sem-terra pode ficar em área até 30 de abril

Informação foi passada pelo vereador Jura da Silva, que intermediou a negociação entre Incra, Administração e acampados

O acampamento Nelson Mandella II poderá permanecer na área da Prefeitura até o dia 30 de abril de 2015. De acordo com o vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura, (PT), foi feito um acordo entre o prefeito, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e os acampados, em que o prazo estipulado para ficarem no local foi definido.

Porém, a Prefeitura de Votuporanga informou que antes de permitir qualquer prazo determinou as condições apresentadas à Justiça na semana passada. Portanto, aguarda o posicionamento para analisar esta questão.

“O pedido está saindo dos altos do processo, nesse período estou indo até São Paulo para entender melhor com o Incra como funciona o sistema de compras de terras, para que possamos assentar essas famílias. Agora, o grupo do acampamento está ciente de que após este prazo, eles devem sair de lá, independente do que aconteça”, disse Jura.

A Administração apresentou algumas condições perante à Justiça antes de analisar a possibilidade de permitir que as famílias fiquem no local por mais tempo. A solicitação é que o grupo faça o cadastro de todos os membros das famílias assentadas no local atualmente e que apresente um termo de compromisso de que após o cadastramento das famílias não poderão ser incluídas outras pessoas.

O pedido inicial feito pelo instituto é que fosse dado o prazo de 180 dias para as famílias ficarem na área. “Estamos felizes com esse acordo, não queremos ficar aqui por muito tempo. Estamos esperando terras do Incra e, enquanto isso, vamos cuidar do local”, disse Gildete dos Santos Gotardi, líder do grupo.

Atualmente, o acampamento conta com 37 famílias cadastradas. Eram 49 famílias, seis desistiram e outras seis foram tiradas pela coordenação por não comparecerem nas reuniões e não colaborar com investimentos no local como as hortas para o consumo.

Isabela Jardinetti

isabela@acidadevotuporanga.com.br

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password