Grupo de Mulheres é formado por Consultório do bairro São João

Tendo como foco a prevenção do câncer de colo do útero e a detecção precoce da doença, profissionais de saúde do Consultório Municipal “Dr. Gumercindo Hernandes Morales” – do bairro São João, em parceria com graduandos do curso de enfermagem da Unifev, promove desde a última terça-feira, dia 15, o Grupo de Mulheres.

De acordo com a gerente da Unidade, Aline Nossi, são desenvolvidas diversas atividades, como orientações e interpretações dos resultados de Papanicolau, informações sobre a coleta do exame e a importância da detecção precoce do câncer de colo uterino e outros assuntos que surgirem durante os encontros.

As mulheres usuárias da Unidade e de bairros adjacentes que realizam a coleta do exame citopatológico do colo uterino (Papanicolau) podem participar do programa. As reuniões são realizadas mensalmente às terças-feiras, das 19h às 20horas, por ocasião do horário de atendimento ao trabalhador.

Câncer Colo Útero

O câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais freqüente entre as mulheres, com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, sendo responsável pelo óbito de, aproximadamente, 230 mil mulheres por ano. Quando detectado precocemente, a doença tem possibilidade de cura em praticamente todos os casos. Sua incidência é cerca de duas vezes maior em países menos desenvolvidos quando comparada aos países mais desenvolvidos.

A maioria dos casos evidencia-se na faixa etária de 20 a 29 anos e o risco aumenta rapidamente até atingir seu pico, geralmente na faixa etária de 45 a 49 anos. Ao mesmo tempo, com exceção do câncer de pele, é o câncer que apresenta maior potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente.

Exame

O exame de Papanicolau (citologia oncótica) tem sido o método adotado para detecção desse tipo de câncer há várias décadas na maioria dos países, com diferentes estratégias de organização do programa de rastreamento, em especial relacionadas à periodicidade do exame e à faixa etária alvo.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password