Grupo de apoio da UNIFEV realiza atendimentos há mais de um ano

Nesta sexta-feira (dia 08), é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer, data, esta, que busca chamar a atenção sobre o crescimento alarmante da incidência da doença no País.

Há mais de um ano, o grupo de Apoio Psicológico a Pessoas em Tratamento do Câncer (APPTC), desenvolvido pelas estudantes do curso de Psicologia da UNIFEV Analine Pereira da Silva, Márcia Faria Cavalcante e Patrícia de Oliveira Pedro, presta atendimentos gratuitos a pacientes em recuperação ou que já tiveram a doença.

Os encontros, realizados semanalmente, na Clínica de Psicologia da Instituição, tem o objetivo de proporcionar um momento para a escuta e a discussão de questões existenciais, sentimentos e angústias vivenciadas pelos participantes.

Sob a supervisão da Profa. Ma. Maria Celina Trevizan Costa, as universitárias trabalham técnicas interventivas, como rodas de conversa, dinâmicas de autoconhecimento, troca de experiências e abordagens sobre textos, músicas e vídeos.

De acordo com Márcia, umas das alunas responsáveis pelos atendimentos, a iniciativa busca oferecer apoio psicológico, potencializando as competências e habilidades de cada pessoa. “Apesar de ser um projeto aberto a toda a comunidade, atualmente, apenas mulheres participam. Assim, trabalhamos com a autoestima, o empoderamento e a autoimagem delas, com o intuito de fortalecê-las ainda mais neste momento”, explicou.

Para a integrante Marlene Barbieri, 49 anos, a amizade que o grupo construiu ao longo dos encontros se fortalece a cada dia. “Tive câncer de mama há alguns anos. Felizmente, hoje, estou curada. Por isso, tento sempre auxiliar e aconselhar quem ainda está em tratamento. Não tem tristeza que dure para sempre. Há dias difíceis, mas somos fortes e superamos todas as dificuldades juntas”.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password