Greve no IFSP Votuporanga continua: aulas podem ser repostas após término da mobilização

A greve dos servidores do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) de Votuporanga segue em curso, aderindo à mobilização nacional da Educação que teve início há cerca de um mês.

A paralização no campus local começou na segunda-feira (22) e, em assembleia realizada nesta quarta-feira (24), a maioria dos profissionais decidiu pela continuidade do movimento, insatisfeitos com as propostas apresentadas pelo Governo Federal.

O diretor-geral do IFSP Votuporanga, Ricardo Teixeira Domingues, explica que oficialmente as aulas não foram suspensas para garantir o direito de livre escolha dos servidores em relação à greve. No entanto, durante a semana, poucas aulas foram ministradas devido à adesão significativa dos professores ao movimento.

“Estamos monitorando a adesão à greve para definirmos as ações para as próximas semanas. Independentemente da participação individual dos docentes, os alunos têm o direito de ter suas aulas. Portanto, após o término da greve, as aulas serão repostas, tanto para os que aderiram ao movimento quanto para os que não o fizeram”, afirma o diretor.

Reivindicações da categoria

Conforme noticiado anteriormente pelo A Cidade, as principais reivindicações dos grevistas, que se organizam em torno do movimento “3 R”, são:

Revogação: Revogação da Reforma da Previdência e demais medidas consideradas prejudiciais aos servidores públicos.
Recomposição: Recomposição orçamentária para as instituições federais de ensino, visando combater o sucateamento das unidades e garantir melhores condições de ensino e aprendizagem.

Reestruturação: Reestruturação das carreiras para conter o êxodo de professores para o exterior e de técnicos administrativos para outros órgãos públicos.

Defesa da qualidade do ensino

Para Maria Cristina Colmati Lalo, professora da área de Português com mais de 30 anos de experiência e membro do Comando Local de Greve, a comunidade de Votuporanga e região reconhece a qualidade do ensino oferecido pelo IFSP.

“Nossos alunos do Ensino Médio têm obtido excelentes resultados em vestibulares como o Sisu e em universidades tradicionais, e nossos cursos superiores são muito bem avaliados pelo MEC”, defende a docente.

Impacto da greve e perspectivas

A greve no IFSP Votuporanga afeta os estudantes, que perdem aulas e podem ter seus calendários letivos comprometidos. A comunidade aguarda por uma resolução rápida do conflito, que garanta a continuidade das atividades educacionais com qualidade.

As negociações entre o governo e as categorias em greve continuam, e ainda não há previsão de data para o fim da mobilização. O IFSP Votuporanga mantém um canal de comunicação em seu site para informar sobre as novidades e o andamento da greve: https://vtp.ifsp.edu.br/index.php/informativos/3684-saiba-mais-greve-2024.html.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password