Governo muda regras e Unifev deixa o programa

Incentivo Estadual de 100% para alunos de cursos da área de Licenciatura, até o limite de R$ 500, passou a ser de 50%.

A Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) informou aos seus 125 estudantes beneficiados com o programa Escola da Família que, a partir de 2015, não oferecerá mais esta modalidade de bolsas. A medida foi tomada depois do Governo do Estado mudar as regras para a renovação do convênio, reduzindo de 100% para 50% o seu incentivo aos estudantes de licenciatura.

A instituição é autorizada a oferecer até 250 bolsas por meio do Escola da Família, mas atende atualmente 125 universitários porque não foram preenchidas todas as vagas.

“Esta alteração por parte do Governo do Estado dificultou financeiramente para a instituição. Inclusive, outras faculdades da região vivem a mesma situação. A maioria dos bolsistas que temos é de licenciatura. Agora, estamos estudando e pensando medidas que não prejudiquem os nossos alunos”, disse o reitor da Unifev, Rogério Rocha Matarucco.

O reitor contou que foi uma surpresa a mudança, percebida ao analisar o edital do contrato para 2015, há 15 dias. Os alunos foram comunicados da mudança,via portal, e, posteriormente, deve acontecer uma reunião com eles para esclarecer as dúvidas e explicar o funcionamento de outros benefícios que estão à disposição, com o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), ProUni e PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência).

Com a mudança, o programa passa a funcionar da seguinte maneira, o Governo do Estado paga 50% do valor da mensalidade do aluno de qualquer curso, inclusive de Licenciatura, até o limite de R$500, e o restante é mantido pela instituição de ensino superior.

Matarucco ressaltou que a Unifev está preocupada em resolver a situação dos alunos e vai buscar instrumentos para que eles não precisem deixar a faculdade. Leidiane Sabino/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password