Governo de SP recua e desiste de liberar o uso de máscara ao ar livre em dezembro

Flexibilização da regra entraria em vigor no dia 11 deste mês. Confirmação de casos de contaminação pela nova variante, entretanto, fez comitê mudar de ideia e adiar proposta.

 

O governo de São Paulo recuou e desistiu de liberar o uso de máscara em ambientes ao ar livre, medida que estava prevista para entrar em vigor no dia 11 de dezembro.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2) pelo governador João Doria, que está em Nova York, nos Estados Unidos, a trabalho.

O uso permanecerá obrigatório em todos os ambientes, seja externos ou em áreas internas e no transporte público, inclusive dentro das estações e terminas de ônibus.

A confirmação de três casos da variante ômicron nesta quarta (30) fez o comitê científico que orienta a gestão de João Doria (PSDB) adiar a flexibilização.

“Na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19”, diz a nota da pela gestão estadual.

A decisão também foi publicada no perfil de João Doria nas redes sociais.

“Atendendo recomendação do Comitê Científico, o estado de SP vai manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução. O nosso maior compromisso é com a saúde da população.”

Indicadores

A liberação da obrigatoriedade foi anunciada na semana passada pela gestão estadual, mesmo sem, à época, ter atingido as metas estipulada pela pela própria secretaria de saúde de redução de indicadores da pandemia.

Nesta quinta, o estado já tinha atingido alguns dos indicadores estabelecidos. O número de mortes, porém, segue acima do determinado pelo governo para relaxar a regra.

A média móvel diária de mortes registrada no estado foi de 74 nesta quarta-feira (1). O valor é 32% menor do que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de queda na pandemia.

Já a média diária de casos é de 897, valor 32% menor do que o de 14 dias, o que também aponta tendência de queda.

Metas para liberação:

  • Vacinação completa da população: acima de 75%
    Estado está em 76,2%
  • Casos diários: média abaixo de 1,1 mil
    Estado está em 897
  • Internações: média abaixo de 300
    Estado está em 289
  • Óbitos: média abaixo de 50
    Estado está em 74

Outros estados e países

O governo do estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a autorizar os municípios a acabar com a obrigação de uso de máscaras em locais abertos, desde que não tenha aglomerações. A medida entrou em vigor no dia 28 de outubro.

O uso já deixou de ser obrigatório também nas ruas do Distrito Federal.

No exterior, há países que estudam voltar a instituir o uso obrigatório da máscara mesmo em espaços abertos. É o caso de Portugal, onde o presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu o retorno do uso obrigatório da proteção em todas as situações. “Parece óbvio”, declarou aos jornalistas durante um evento em Lisboa na última sexta (19).

Na Holanda, o governo voltou atrás e passou a exigir o uso de máscara em diversos espaços públicos onde elas haviam sido liberadas. No entanto, o uso ainda não é obrigatório na rua.

Além desses países, outros retomaram a recomendação do uso de máscara para ambientes fechados, que havia sido liberada anteriormente, como Estados Unidos. Diversos países do Leste Europeu também passaram a exigir a proteção em espaços públicos nas últimas semanas.

G1

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password