Governantes participam de Marcha a Brasília e solicitam recursos para o Município

Vice-prefeito Alexandre Ramos e vereadores Gilvan, José Carlos Espinosa e Zete Maranini participaram de movimento municipalista e visitaram deputados federais.

 

O vice-prefeito de Valentim Gentil, Alexandre Ramos, representando a prefeita Rosa Caldeira, juntamente com os vereadores Gilvan Helder de Souza, José Carlos Espinosa e Zete Maranini, participou, entre os dias 12 e 15 de maio, da 17ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O evento teve como tema central: “A crise nos municípios e a conjuntura eleitoral”. “Os municípios são vítimas das transferências de responsabilidades e desigualdades financeiras. Não podemos mais aceitar que o desequilíbrio federativo continue a assombrar o Ente mais fraco. E, como 2014 é ano eleitoral, é preciso cobrar dos futuros candidatos um compromisso real com o municipalismo”, destacou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Além de debater pautas de interesse municipalista, os fóruns de discussão realizados durante a Marcha a Brasília contaram com a presença de pré-candidatos à Presidência da República, que responderam perguntas e apresentaram suas propostas de governo a milhares de gestores públicos de todo o Brasil.

Os participantes da Marcha também se reuniram na rampa do Congresso Nacional para pressionar os parlamentares quanto à aprovação imediata da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 406-A/2009, que aumenta em 2% o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O aumento do Fundo é um dos itens prioritários do movimento municipalista, especialmente em decorrência da crescente redução dos repasses e do aumento de atribuições transferidas às administrações municipais.

O FPM é uma verba prevista na Constituição e repassada pelo Governo Federal aos municípios de acordo com a faixa populacional. Em Valentim Gentil, de acordo com o vice-prefeito Alexandre Ramos, o repasse representa cerca de 50% da arrecadação total da prefeitura com recursos próprios.

Recursos

Durante a viagem a Brasília, além de participar da Marcha em Defesa dos Municípios, o vice-prefeito Alexandre Ramos e os vereadores Gilvan, José Carlos Espinosa e Zete Maranini protocolaram, junto a deputados federais, pedidos de liberação de recursos para Valentim Gentil, por meio de emendas parlamentares.

Foram visitados os gabinetes dos deputados Cândido Vaccarezza, Eleuses Paiva, Guilherme Mussi, Jorge Tadeu Mudalen, Márcio França, Nelson Marquezelli e Salvador Zimbaldi e solicitados, ao todo, R$ 1,950 milhão em recursos para execução de obras de infraestrutura urbana no município.

 

LEGENDA DA FOTO:

Vice-prefeito Alexandre Ramos e vereadores Zete, Gilvan e Zé Carlos durante viagem a Brasília

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password