Gestores educacionais se reúnem para discutir sobre planejamento estratégico

Assunto foi tema do 12º Fórum Educação para Todos realizado no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo

 

Secretários, diretores e coordenadores da área da Educação de quase 30 municípios da região que compõem o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Noroeste Paulista se reuniram no início desta semana, no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, em Votuporanga, para discutir sobre planejamento estratégico, tema escolhido para o 12º Fórum Educação para Todos.

 

A secretária da Educação de Votuporanga e coordenadora geral do Arranjo, Silvia Cristina Rodolfo, abriu o encontro e ressaltou a importância de se pensar e refletir sobre o planejamento estratégico na Educação. “Precisamos acompanhar e monitorar o planejamento que traçamos durante o ano todo e fazer as mudanças necessárias no ano seguinte. Essa reflexão tem de ser contínua e em conjunto entre professores, coordenadores e diretores”.

 

Uma das palestrantes do Fórum, Alícia Freijó Rodriguez, ressaltou a importância de desenvolver uma gestão democrática participativa e estratégica. “A escola precisa acompanhar a mudança da sociedade e ir se adequando às novas necessidades. O planejamento estratégico é novo no Brasil, por isso muitas pessoas ainda não dão a importância devida. Alguns educadores ainda copiam o plano do ano anterior e repetem no ano seguinte, sem refletir. O ideal é que cada HTPC seja um momento de pensar no coletivo, refletir o todo e planejar em conjunto com a comunidade escolar”.

 

Alícia também elogiou a iniciativa da formação e manutenção do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista. “São poucas as regiões que se reúnem e constituem arranjos e consórcios para discutir e debater sobre temas voltados à área. Essa união faz muita diferença e traz uma série de avanços à qualidade do ensino oferecido nestes municípios”, informou ela que compõe o quadro de palestrantes da Oficina Municipal de São Paulo e é pós-graduada em Gerência de Cidades pela FAAP; foi diretora de Escola Pública Estadual; delegada de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e dirigente municipal do Departamento de Educação de Itanhaém.

 

O Fórum é uma realização do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista e integra a proposta de oferecer formação continuada aos educadores que compõem o ADE. No final do ano passado os integrantes do Arranjo também receberam uma capacitação para formação de líderes ministrada pelo psicólogo britânico Adrian Ingham, por meio de um projeto do Conselho Britânico (British Council), Connecting Classrooms, que promove parcerias entre escolas no Reino Unido e do mundo todo.

 

Foto: André Luiz D. Takahashi

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password