Gabriela descobre Guilherme, o mais novo escritor de Votuporanga

Diante de tantos talentos e da necessidade de apresentá-los para a sociedade, Gabriela de Carvalho desenvolveu o projeto ‘Descobrindo Escritores’, com o apoio de parceiros. A iniciativa, voltada para jovens de 11 a 16 anos, foi dividida em oito processos classificatórios e depois de mais de 200 inscrições, o mais novo escritor votuporanguense foi descoberto: o jovem Guilherme de Souza Lopes, de 16 anos de idade.

“Já fazia um certo tempo que Tadeu visitava a tal Babel e nunca havia visto este lugar tão mal iluminado. O hábito surgira sem mais nem menos, por meio de certa curiosidade. Logo via-se sussurrando palavras avulsas, lendo sobre política ou futebol, observando fascinado um livro escrito em mandarim”, esse é um trecho do livro ‘Babel dos Homens’ e outros contos, que reúne seis contos inéditos de Guilherme, por meio do projeto.

No sábado foi feito o lançamento da obra na Livraria Premier, assim como uma manhã de autógrafos. Entre as etapas do projeto, Guilherme também publicou quatro textos no Diário, que é parceiro da iniciativa. Já as ilustrações do livro ficaram por conta da artista, também votuporanguense, Lu Morgado.

O livro pode ser adquirido na livraria Premier por preços populares até a primeira quinzena de janeiro.

 

Realização

O projeto é realizado com o apoio da Prefeitura, por meio do Programa Municipal Bolsa Cultura de Fomento à Produção Cultural de 2012 e conta com a parceira do Diário. Entre os apoiadores também estão Lu Morgado, Le Bros Produções, Livraria Premier e Supermercado Santa Cruz.

 

A ideia da coordenadora

Gabriela Carvalho explicou ao Diário como surgiu a ideia de criar o projeto. “Sempre dei aula para uma margem da sociedade excluída e me deparei com talentos, então surgiu o projeto, e com ele vieram os melhores e ao fazer a primeira seleção e com a chegada do workshop, conheci cada adolescente e fiquei admirada com tantos talentos diferentes.”

Diante das diversidades, Gabriela disse que se sentiu encurralada. “Senti uma vontade imensa de premiar mais de um jovem, devido aos talentos. Surgiu até mesmo proposta de publicações conjuntas com os 20 autores finalistas, o que me abriu o leque para outras ideias.”

Dessa forma, a idealizadora já pensou em uma segunda edição do ‘Descobrindo Escritores’ e afirmou que a primeira superou qualquer expectativa. “Foi maravilhoso conhecer esses jovens, não descobri apenas um escritor, mas vários escritores e a tendência é que o projeto cresça cada vez mais.”

 

Quem é o autor?

Guilherme de Souza Lopes possui 16 anos e estuda na escola Dinâmica Coopevo. O jovem escreve e tem o hábito de leitura desde cedo. Durante o lançamento relatou ao Diário sobre a sensação de ter participado do projeto. “Quando fiquei sabendo logo já quis participar e fiquei muito feliz por ter ganhado, nunca tinha pensado que teria um livro publicado tão cedo, pois sempre quis ser escritor.”

O ganhador e agora autor também conserva o sonho de escrever roteiros. “Gosto de escrever e pretendo continuar”. Guilherme também participou do Melhor Estudante de 2012 e conquistou uma bolsa para a escola que está atualmente.

Para ele, a leitura é algo fundamental. “Eu avalio a leitura com um divisor de águas para a melhoria da educação. Devido à questão do uso da palavra como ferramenta de aprofundamento, a dialética e como própria recriação do mundo, incluindo as crenças, descobertas, tendências e relações interpessoais.”

O pai de Guilherme, Eduardo Souza Lopes, contou o sentimento diante da conquista do filho. “É o maior orgulho do mundo. Sempre incentivei e ele começou a se interessar desde cedo e felizmente existem muitas oportunidades em Votuporanga. O que ele quiser fazer eu irei apoiar, pois a felicidade dele é o que importa.”

A diretora da Dinâmica, Hiroko Malamura, presente na cerimônia, disse que o jovem apresenta dedicação em cada atividade que promove. “É um excelente aluno, companheiro, tem bom relacionamento e conseguir essa publicação, é muito bom.”

 

ANCELMO LIO – Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password