Fuvest 2014 tem recorde histórico de inscritos

O vestibular da Fuvest 2014 tem um número recorde de 172.001 candidatos inscritos, segundo dados divulgados nesta terça-feira (24) pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, Telma Zorn. O recorde anterior era do vestibular Fuvest 2006, com 170.474 inscritos. Em 2012, foram 159.609 candidatos.

Estão em disputa 11.057 vagas de cursos da USP e 100 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Do total de inscritos, 65.224 são oriundos de escola pública e 37.838 se autodeclararam pretos, pardos e indígenas no ato da inscrição, e vão poder concorrer ao bônus de 5% na nota.

Entre os inscritos, 60.683 (35,3%) fizeram somente o ensino médio na rede pública. Já 48.492 (28,2%) cursaram tambem o ensino fundamental em escolas públicas.

Para a pró-reitora de graduação da USP, Telma Zorn, o aumento da procura desses estudantes é reflexo da política de bônus da universidade. “Temos de comemorar, tenho expectativa de que o bônus aumente o número de estudantes da rede pública na universidade.”

Programa de bônus Em julho, a USP aprovou um programa que oferece bonus de até 25% para alunos pretos, pardos e indigenas que tenham estudado integralmente em escolas públicas. Os bônus do Programa de Inclusão Social (Inclusp), voltado para alunos oriundos de escolas públicas, poderão chegar a até 20%, sendo calculados segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do vestibular da Fuvest e assim será aplicado na segunda fase.

Além do aumento do bônus, um novo grupo de beneficiados foi criado: pretos (denominação utilizada pelo IBGE), pardos e indígenas (PPI) que tenham realizado integralmente o ensino básico em escolas públicas, poderão receber até 5% a mais, totalizando 25%, dependendo do desempenho na prova da primeira fase.

O Conselho Universitário da USP, aprovou como meta que, até 2018, 50% de alunos matriculados, em cada curso e em cada turno, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e, dentro desses 50% de matriculados oriundos de escolas públicas, o percentual de pretos, pardos e indígenas (PPI) deverá atingir o percentual verificado pelo último censo demográfico do IBGE.

Primeira fase A primeira fase será realizada no dia 24 de novembro, um domingo. A prova conterá 90 questões abordando português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta. A prova começa às 13h e a duração será de cinco horas.

A nota da primeira fase será utilizada tanto como critério para a progressão do candidato à segunda fase do vestibular, quanto para o cômputo da sua nota final.

A segunda fase será nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2014. Serão três provas de caráter analítico‐expositivo, variando, no terceiro dia, de acordo com a carreira. As provas começam às 13h e duram quatro horas.

Neste ano, mais 75 vagas foram acrescidas com a criação do bacharelado em ciências biomédicas com ênfase em ciências básicas da saúde e em biotecnologia em saúde, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com 25 vagas; e engenharia de computação com ênfase em sistemas corporativos, oferecido pela Escola Politécnica no campus USP Leste, com 50 vagas.

O número de cidades onde os candidatos poderão fazer a prova aumentou de 26 para 32, com a inclusão de Barueri (com Santana do Parnaíba), Carapicuíba, Taboão da Serra, Fernandópolis, Jaú e Limeira.

CRONOGRAMA DA FUVEST 2014
Primeira fase 24 de novembro
Segunda fase 5 de janeiro (português e redação) 6 de janeiro (conhecimentos gerais) 7 de janeiro (conhecimentos específicos)
Primeira chamada 1º de fevereiro
Matrícula 4 e 5 de fevereiro (online) 12 e 13 de fevereiro (presencial)
Fonte: Fuvest

Veja o cronograma da 2ª fase 1ª dia ‐ 5/1/2014 (domingo): português (10 questões dissertativas) e redação. 2º dia ‐ 6/1/2014 (segunda‐feira): 16 questões dissertativas sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês. 3º dia ‐ 7/1/2014 (terça‐feira): 12 questões dissertativas de duas ou três disciplinas (6 ou 4 de cada), de acordo com a carreira escolhida.

A primeira chamada será feita no dia 1º de fevereiro de 2014. A matrícula online será nos dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga, e a matrícula presencial será em 12 e 13 de fevereiro.

O que levar Documento de Identidade ‐ Em todas as provas é necessário apresentar o original do Documento de Identidade. Além disso, é preciso levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis nº 2, e borracha. Na segunda fase, o candidato deverá levar régua e uma foto 3×4 que poderá ser solicitada pelo fiscal. Para as provas que contenham questões de Matemática, poderá levar também esquadros, transferidor e compasso.

É importante levar água e alimentos leves.

O que não levar Nos locais de prova, será terminantemente proibido portar qualquer tipo de equipamento eletrônico, material impresso ou para anotações, canetas que não as recomendadas, gorros, bonés ou quaisquer outros materiais que a Fuvest julgar inadequados à situação.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password