Furacão Rosa: palestra alerta sobre prevenção ao câncer de mama

Uma hora e meia de aprendizado, bom humor e muita reflexão. Assim foi a palestra realizada pela Instituição Financeira Cooperativa Sicredi em parceria com a Santa Casa de Votuporanga.

 

A presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL), Tânia Mary Gómez, atraiu a atenção do público com sua palestra e oficina Chaveiro da vida – Prevenção ao alcance das mãos.
O evento foi no Espaço Unifev Saúde. O Chaveiro da Vida foi desenvolvido para despertar as mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama, recebendo reconhecimento mundial na Conferência Internacional realizada em Varsóvia, Polônia e o 1º lugar no Concurso Nacional de Mobilização Social Roche/GESC.
Tânia contou como surgiu o projeto. “Quando ministrava a palestra, eu ficava muito incomodada. Se eu voltasse para o local após dois meses do evento, será que lembrariam do conteúdo? A ideia é facilitar a memorizar as informações com o chaveiro, como lembrete diário da prevenção.  Não queríamos também algo pronto, mas que cada um construísse o seu, agregando ainda mais valor”, disse.
Ela também apresentou o Instituto. “É uma instituição não-governamental, sem fins lucrativos, que desde 2009, reúne voluntários interessados em atuar em prol de atividades que vão ao encontro dos Objetivos do Milênio.  Desenvolvemos projetos que promovem mudanças pela informação, inclusão cidadã e oficinas nas áreas de assistência social, cultural, educacional, ambiental e de saúde”, afirmou.
A palestrante deu seu depoimento. “Fui diagnosticada com câncer de mama em 2001 e trabalho com a ONG, que discute todos os tipos da doença. Ninguém está livre do câncer e, através de pessoas que se curaram, é bem mais fácil superar a situação”, destacou.
Tânia alertou sobre o câncer de mama, que mais mata mulher no mundo. Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, agência da Organização Mundial da Saúde, um a cada quatro tipos de câncer que afetam as mulheres é de mama. “O nosso grande desafio é o medo. As mulheres receiam de fazer a mamografia e, principalmente, do resultado”, afirmou.
A presidente do Humsol falou sobre a Santa Casa, que recebeu alimentos não-perecíveis como entrada da palestra. “O tratamento é igual para todos, sejam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ou particular. Isso é fantástico e não ocorre em todos os hospitais”, complementou.

Abertura
A gerente da Agência, Andrezza Mafra, agradeceu a presença de todos. “É uma palestra muito importante para nós, uma parceria com a Santa Casa e Unifev. Estamos à disposição na nossa agência para vocês conhecerem”, disse.
Adilson Primo Fiorentin, presidente do Sicredi Planalto das Águas PR/S,  falou sobre a missão da Cooperativa de se envolver com a comunidade. “No ano passado, inauguramos a primeira agência do interior de São Paulo, em Votuporanga. Naquele momento, já pensei em trazer Outubro Rosa, que já desenvolvemos no Paraná”, finalizou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password