Fórum inicia unificação do sistema informatizado

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo está implantando o PUMA (Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento), que tem entre seus objetivos a implantação de sistema informatizado único de controle de processo de todas as Unidades Judiciais do Estado e a ampliação do número de Varas Digitais. A região de Votuporanga é a última de São Paulo a receber este benefício.

Este sistema único busca a melhoria da prestação jurisdicional, a diminuição no trâmite de papel, a celeridade processual e comunicação eletrônica de informações.
Durante a primeira quinzena de novembro, os funcionários do Fórum passaram por treinamento do auditório da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), com a equipe do Softplan. Estiveram presentes, em média, dois representantes por cartório. Agora, estes trabalhadores retornam para o Fórum e iniciam a multiplicação do conhecimento, ensinando o procedimento a todos os outros. 
De ontem até dia 29 de novembro, ficam suspensos o atendimento ao público e os prazos processuais na Comarca, devido a capacitação da equipe. Serão mantidas a recepção de casos urgentes e as audiências já determinadas.
Em 2 de dezembro, ocorrerá a implantação assistida com a presença de um analista da Softplan em cada cartório. Em 13 de dezembro, todo o processo será finalizado e já começa a utilização do sistema unificado.
“Precisávamos de um sistema unificado para as planilhas de forma automática e também troca de informação. Esta é uma padronização do serviço interno, um grande ganho para os funcionários, com a otimização das tarefas e agilidade para o andamento das atividades. Para a população, vai facilitar o acompanhamento do processo”, destacou o juiz diretor do Fórum de Votuporanga, José Manuel Ferreira Filho.
Neste sistema, constará o andamento processual, que é um passo para o peticionamento eletrônico, que será executado futuramente sem a utilização de papel. “Em alguns lugares de São Paulo, como Votuporanga, isto não acontecerá no momento. A informação é de que, a partir de 2014, esta forma de trabalho estará disponível em todo Estado”, explicou o juiz.
A partir do peticionamento eletrônico, as vantagens serão maiores. De acordo com o juiz, será facilitada a pesquisa, sobrará mais espaço nos Fóruns e o advogado poderá buscar informações de um processo direto de seu escritório.
Leidiane Sabino – A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password