Forças Armadas fará combate contra o Aedes em Votuporanga

O Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti promovido pelo governo federal acontece neste sábado (13) e domingo (14) em Votuporanga pela Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é conscientizar os moradores sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, que também é vetor da zika e da chikungunya.

Neste sábado (13), homens das Forças Armadas serão deslocados de Lins a Votuporanga a fim de orientar a população sobre os riscos causados pela água parada. A ação conjunta com o Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) da Secretaria de Saúde será nas proximidades da Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado” e na área comercial, a partir das 9h. Faixas de orientação contra o Aedes estarão colocadas nos cruzamentos das ruas Alagoas e Amazonas e integrantes do Secez e das Forças Armadas farão a distribuição de folhetos explicativos e tirarão as dúvidas da população.

 

No domingo a mobilização será na Arena Plínio Marin. Integrantes do Secez farão um trabalho de orientação junto aos torcedores no início, intervalo e final da partida entre CAV e Paulista às 10h.  A educadora em saúde, Ana Carolina Ribeiro, diz que serão reforçadas orientações e dicas sobre o combate ao Aedes Aegypti, informações sobre os sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito e distribuição de panfletos. “O momento é de mobilização, convocar a população para fazer parte desse esforço mútuo no combate ao mosquito. Só o poder público concentrado nesse combate jamais conseguirá controlar o Aedes”.

 

Emergência internacional

 

No início do mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência internacional de saúde pública em virtude do aumento de casos de microcefalia associados à contaminação pelo vírus Zika. A situação é preocupante, por causa de fatores como a ausência de imunidade entre a população, a falta de vacinas, tratamentos específicos e testes de diagnóstico rápido, além da possibilidade de disseminação global da doença.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password