FLIV Itinerante promove três interações em Votuporanga

O “FLIV Itinerante – Leitores do Futuro” estaciona nesta quarta-feira (30/3) no Telecentro Comunitário localizado na Rua Elaine Cristina Jardineti, 2735 – Conjunto Habitacional Vereador José Nunes, ao lado do Centro de Educação Municipal (CEM) Benedito Israel Duarte.

A biblioteca móvel leva atividades culturais e artísticas para a comunidade. O espetáculo “O circo”, de Álvaro Rovares, será apresentado no CEM Benedito Israel Duarte, às 9h. Também na escola haverá sarau de poesia, com Renan Inquérito, a partir das 13h30.

No Telecentro, acontece a oficina de modelagem de jornal com o artista plástico Gustavo Rapassi, a partir das 10h30, com 30 vagas. Às 15h, a atividade será de turbanismo, intermediada pelas integrantes do Coletivo Medecha, e direcionada a crianças a partir de oito anos. E a partir das 19h30, será exibido o documentário Ciclocidades, seguido de debate.

O vídeo faz uma abordagem a respeito dos problemas urbanas do ponto de vista da mobilidade. Nele é discutida a questão do tráfego de veículos que geram transtornos no dia-a-dia proporcionando uma cidade cada vez mais hostil com as pessoas, para isso, é trazido o tema da bicicleta como transporte alternativo, tanto no âmbito de tempo como também no que se refere à qualidade de vida.

Na quinta, é a vez da Creche Irmão Mariano Dias, no Bairro Palmeiras I, com Oficina Fantoche, Parada Poética, Contação de histórias Infantil/bebês, com Isabela Junqueira, Espetáculo O Circo – Álvaro Rovares e Oficina de Turbanismo, com o Coletivo Medecha.

Na sexta, a programação acontece na Praça Nozomu Abe, no bairro Cecap II, das 13h às 20h, envolvendo Oficina Modelagem com jornal, com Gustavo Rapassi, Contação de Histórias, com Cibele Sampaio, Parada Poética, com Renan Inquérito, Oficina de Fantoche, Oficina de Turbanismo – Coletivo Medecha e encerrando com a JAM comandada por Ticko B Boy.

O “FLIV Itinerante – Leitores do Futuro” é uma biblioteca móvel, montada dentro de um ônibus, com acervo de mais de 1 mil livros da literatura infanto-juvenil, além de equipamentos de multimídia para sessões de cinema com filmes educativos.

A secretária de Educação, Silvia Rodolfo, destaca a importância da iniciativa. “O ônibus é lúdico e insere a criança no universo dos livros. Eles ficam motivados e estimulados à leitura, contribuindo para sua formação escolar e cidadã”, disse.

A titular da pasta da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, enfatizou que “a formação de leitores é nosso principal objetivo. Por isso, a programação de visitas do ônibus-biblioteca privilegiará locais com concentração de crianças e jovens para apresentar a palavra em suas diversas manifestações como teatro, poesia, contação de histórias”.

O FLIV Itinerante conta com o patrocínio Usina Noble, Expresso Itamarati, HSA, e Poty, através do Programa de Ação Cultural – Proac ICMS, com apoio da Prefeitura de Votuporanga.

 

Acompanhe a circulação do projeto “FLIV Itinerante: Leitores do Futuro”:

 

Dia 30/03 – Escola Duarte / Telecentro Comunitário – Pozzobon

9h – Espetáculo “O Circo”, Cia Entre Aspas | Local: Escola Duarte

10h30 – Oficina Gustavo Rapassi – modelagem com jornal | Telecentro

13h30 Renan Inquérito – Parada Poética | Escola Duarte

15h – Oficina de Turbanismo, Coletivo Medecha | Telecentro

19h30 – Exibição do documentário Ciclocidades | Telecentro

 

Dia 31/03 – Creche Irmão Mariano Dias – Bairro Palmeiras I

9h – Oficina Fantoche

10h – Renan Inquérito – Parada Poética

11h30 – Contação de histórias – Infantil/bebês – Isabela Junqueira

14h – Oficina de Fantoche

15h – Espetáculo O Circo – Álvaro Rovares

16h – Oficina de Turbanismo – Coletivo Medecha

 

Dia 01/04 – Praça Nozomu Abe – Cecap II 

13h às 15h – Oficina Gustavo Rapassi – Modelagem com jornal

15h – Cibele Sampaio – Contação de Histórias

16h – Renan Inquérito – Parada Poética

17h30 – Oficina de Fantoche

18h – Cibele Sampaio – Contação de Histórias

19h – Oficina de Turbanismo – Coletivo Medecha

20h – JAM Ticko B Boy

 

* Inscrição para as oficinas no local. Indicadas para crianças a partir de 8 anos.

* Demais atividades: Classificação livre

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password