FLIV garante fim de semana recheado de atrações culturais

Fórum Internacional de Dança SI SOY DE ACA Y NO ME GUSTA EL TOMATE - Mexico

O final de semana em Votuporanga está recheado de arte, cultura e educação devido à terceira edição do FLIV (Festival Literário de Votuporanga). O destaque fica por conta da presença dos poetas Antonio Cicero e Francisco Bosco, que participarão de uma roda de conversa no domingo (5 de maio), além dos escritores Frederico Barbosa e Reynaldo Damazio, que trocam ideias com os leitores na segunda-feira (6 de maio).

Com o tema “Vida e Poesia ou Infinito Enquanto Dure”, a roda de conversa com Antonio Cicero e Francisco Bosco será no domingo, às 16h, no auditório do Centro de Convenções Jornalista “Nelson Camargo”. Quem nunca ouviu uma letra de Antonio Cicero, parceiro de Marina Lima, sua irmã? Poeta e filósofo, dono de uma serenidade muito sua, ele publicou, em 2012, um de seus poucos livros de poesia: “Porventura”. Seus poemas têm algo de clássico, mas o que vemos em sua poesia é a mais pura manifestação da vida.

Francisco Bosco, também poeta e filósofo (ensaísta é o termo que ele usa para se definir), publicou seu primeiro livro, “Da Amizade”, nos anos 1990. Ganhou alguma reputação pelos poemas deste livro. Pouco tempo depois, lança o disco “Malabaristas do sinal vermelho”, ao lado do seu pai e parceiro em todas as horas, o cantor e compositor João Bosco. Ele lança no FLIV 2013 o seu mais recente livro, “Alta Ajuda”.

A roda de conversa terá como mediador o poeta e crítico literário Frederico Barbosa, que é o patrono da terceira edição do FLIV. Conhecido pelo seu trabalho à frente da Casa das Rosas, em São Paulo, Barbosa participará de uma roda de conversa na segunda, às 19h30, no espaço da Atol Cultural, ao lado de Reynaldo Damazio, poeta, editor e crítico literário.

 

Pavilhão do FLIV

O pavilhão do festival literário está repleto de atividades para toda a família neste sábado (4 de maio). A programação tem início com uma oficina de origami, das 9h às 11h, ministrada por Angel Takahashi. Origami é a arte japonesa de dobradura de papel. Na oficina, o participante aprenderá a montar modelos simples e de fácil entendimento.

O teatro ganha a cena do FLIV 2013 neste sábado com dois espetáculos: “Fábulas Musicadas”, da cia. Forrobodó, de Rio Preto, e “Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem”, do Buraco d’Oráculo, de São Paulo. O espetáculo paulistano será apresentado em dois horários e locais: 10h, no Museu Municipal “Edward Coururipe Costa”, e 16h, no Pavilhão do FLIV. Já a apresentação das “Fábulas Musicadas” será às 15h, também no pavilhão.

A cia. teatral de Rio Preto volta a se apresentar no domingo (5 de maio), às 15h, desta vez com “Histórias Musicadas”. Também no domingo, das 9h às 12h e das 14h às 16h, atores e estudantes de teatro poderão participar de uma oficina sobre teatro de rua com o grupo Buraco d’Oráculo.

Para os professores do ensino fundamental, o FLIV 2013 oferece nesta segunda-feira (6 de maio), às 18h30, uma palestra com Ivani Capelossa Nacked, responsável pelo projeto “Biblioteca Primeira Infância – Ler é Saber”. Ela falará sobre as várias formas de leitura e a leitura do mundo da criança.

O Pavilhão do FLIV também continua com suas sessões de contações e cantações de histórias, voltadas principalmente para as crianças. História cantadas serão apresentadas pela cantora Jussara Beloni. Já a contação de histórias, uma das atividades mais prestigiadas do FLIV, serão feitas pelos atores Álvaro Rovares, Klebber Neves e Alince Alencar. As atividades serão feitas em dois horários: 7h30 às 11h e 13h às 16h30.

O FLIV 2013 tem patrocínio da Usina Colombo e Açúcar Caravelas, Governo do Estado de São Paulo, Unifev, Clube de Autores, TV TEM e Fundação Itaú Social, além de apoio do Sescoop/SP, Abaçaí – Organização Social de Cultura e Atol Cultural. O evento é produzido com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAC ICMS (Programa de Ação Cultural).

 

Dança em cena

Pela 10ª edição do Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo, o sábado é marcado pela apresentação do espetáculo “Spping Fury from a Tea Cup”, de Elizabeth Doud, dos Estados Unidos.

No domingo, tem início a programação da 1ª Mostra Internacional de Dança de Votuporanga, às 21h, com o espetáculo “Lispectores Processos”, da Elos Cia. de Dança, de Rio Preto. O espetáculo é baseado na obra da escritora Clarice Lispector.

Na segunda-feira, às 21h, a apresentação será pelo Fórum Internacional da Dança, tendo como atração o espetáculo “Mundo Real”, uma coprodução entre Brasil e Holanda protagonizada por Suzana Gomes.

O Fórum Internacional de Dança tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, além do apoio financeiro do Programa Iberescena (Espanha), NPN – National Performance Network (Estados Unidos), Dirac – Governo do Chile (Chile) e apoio institucional do Festival Vivadança (Salvador – BA), Mostra Internacional de Dança de Votuporanga, Festival Cuerpo Digital (Bolívia), Aecid (Espanha), Funarte e Governo Federal. Já a 1ª Mostra Internacional da Dança tem patrocínio do Governo do Estado de São Paulo.

 

PAVILHÃO DO FLIV

Horários: sábado e domingo, das 9h às 22h, segunda, das 7h30 às 22h

Local: Avenida dos Bancários

 

Programação deste sábado (4 de maio)

Oficina de Origami

9h – Pavilhão do FLIV

 

Espetáculo ‘Fábulas Musicadas’

15h – Pavilhão do FLIV

 

Espetáculo ‘Ser TÃO Ser’

10h – Museu Municipal

16h – Pavilhão do FLIV

 

Programação deste domingo (5 de maio)

Oficina de teatro de rua

9h e 14h – Centro de Convenções

 

Espetáculo ‘Histórias Musicadas’

15h – Pavilhão do FLIV

 

Roda de conversa com Antonio Cicero e Francisco Bosco

16h – Centro de Convenções

 

Programação desta segunda (6 de maio)

Roda de conversa para professores

18h30 – Centro de Convenções

 

Roda de conversa com Frederico Barbosa e Reynaldo Damazio

19h30 – Atol Cultural

 

 

10º FÓRUM INTERNACIONAL DA DANÇA

 

SIPPING FURY FROM A TEA CUP – Elizabeth Doud | EUA

Sábado (4 de maio) – 21h – Centro de Convenções

 

MUNDO REAL – Suzana Gomes | Brasil e Holanda

Segunda (6 de maio) – 21h – Avenida dos Bancários

 

 

1ª MOSTRA INTERNACIONAL DE DANÇA

 

LISPECTORES PROCESSOS – Elos Cia. de Dança | Rio Preto

Domingo (5 de maio) – 21h – Avenida dos Bancários

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password