Fique Sabendo: Secretaria da Saúde realiza 822 testes rápidos de HIV e sífilis

Desta vez, a ação diagnosticou três casos positivos de HIV, além de seis novos casos de sífilis. Todos os pacientes foram imediatamente acolhidos pelos profissionais de saúde.

 

Terminou em Votuporanga a 11ª Campanha “Fique Sabendo” com saldo positivo. A ação promovida 03 e 08 de dezembro mobilizou um número considerável de interessados em conhecer seu status sorológico, no que se refere ao HIV e a Sífilis. A iniciativa da Secretaria da Saúde da Prefeitura organizada pela Coordenação Municipal IST/Aids e pelo Programa Estadual de IST/Aids, foi realizada em unidades, serviços de saúde e em alguns pontos estratégicos da cidade, como no Parque da Cultura.

Foi contabilizado pela Campanha um total de 822 pessoas submetidas a testagem rápida gratuita de HIV e de sífilis nas unidades de saúde, sendo 460 testes feitos para diagnóstico da Aids e outros 362 para a sífilis. Desta vez, a ação diagnosticou três casos positivos de HIV, além de seis novos casos de sífilis. Todos os pacientes foram imediatamente acolhidos pelos profissionais de saúde e encaminhados para o tratamento sigiloso, que é ofertado pela rede municipal de saúde. Em 2017, ao todo, foram realizados 256 exames.

A Campanha tem o intuito de promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico para o início das ações de prevenção, cuidado e tratamento. “A prevenção do HIV passa pelo diagnóstico precoce”, destaca a coordenadora do Programa IST/ Aids em Votuporanga, Léa Bagnola.

O Ministério da Saúde estima que atualmente 150 mil brasileiros vivam com HIV sem saber. Em 25% dos casos diagnosticados, a doença só é identificada em “estágio avançado de imunossupressão”, quando o organismo já está debilitado.

Para mais informações e esclarecimentos sobre os testes rápidos de HIV e sífilis, o SAE Serviço de Atendimento Especializado (SAE) DST/Aids possui uma equipe multiprofissional de saúde e está localizado na Rua Minas Gerais nº 1850 – bairro São João e atende pelo  3405-1584. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

0 Comentários

Deixe um Comentário

sete − 7 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password