ter, 06 de maio de 2025

Final de semana tem série de flagrantes de drogas com visitantes em unidades prisionais da região

Pelo menos sete mulheres foram detidas no último final de semana ao tentarem entrar com drogas em unidades prisionais localizadas no oeste paulista. As apreensões ocorreram nos complexos penais de Junqueirópolis, Lavínia, Pacaembu e Caiuá, e envolveram principalmente esposas de detentos.

Na Penitenciária de Junqueirópolis, no sábado (03), policiais penais identificaram, durante o procedimento de revista com escâner corporal, uma imagem suspeita na região pélvica e na cintura de uma visitante. Indagada, a mulher – esposa de um detento – confessou que escondia entorpecente em suas vestes e entregou espontaneamente um invólucro com substância semelhante à maconha. A Polícia Militar foi acionada e conduziu a suspeita à Central de Flagrantes.

Já no Complexo Penal de Lavínia, foram registrados dois casos. No domingo (04), durante a inspeção de alimentos na Penitenciária I “Vereador Frederico Geometti”, os agentes localizaram 5,8 gramas de maconha escondidos em uma vasilha levada por uma das visitantes. No dia anterior, sábado (03), na Penitenciária III “ASP Paulo Guimarães”, foram encontrados sete invólucros, totalizando 50 gramas da mesma droga, também camuflados entre os pertences destinados ao interno. Ambas as mulheres foram detidas e encaminhadas à delegacia.

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu, a apreensão aconteceu no domingo (04), quando os servidores penitenciários, ao utilizarem o escâner corporal, perceberam objetos anormais na região do tórax de uma visitante. A mulher, esposa do sentenciado, admitiu que escondia a droga no top que usava. Ela entregou dois invólucros contendo 14 gramas de erva esverdeada, possivelmente maconha. A visitante e o material foram encaminhados à Polícia Civil de Adamantina.

O final de semana também foi movimentado no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá, onde três mulheres – duas esposas e uma irmã de detentos – foram flagradas tentando entrar com drogas no domingo (04). Todas apresentaram imagens irregulares no escâner corporal e, ao serem questionadas, entregaram espontaneamente invólucros contendo substâncias semelhantes à maconha e cocaína.

Em todos os casos, a Polícia Militar foi acionada e as visitantes conduzidas às autoridades policiais para os procedimentos legais. As unidades prisionais também instauraram procedimentos internos para apuração dos fatos.

As ações reforçam a eficácia dos protocolos de segurança e fiscalização nas unidades da região, com o uso de tecnologia e atuação rigorosa dos policiais penais.

Compartilhe!