FEV viabiliza parte da viagem de grupo de robótica votuporanguense para disputa em campeonato nacional

Equipe do Lar Frei Arnaldo, desenvolvida em parceria com projeto do IFSP, participará do torneio First Lego League (FLL), entre os dias 16 e 18 de março, em Curitiba (PR)

 

A Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) viabilizará parte da viagem do grupo Clube da Robótica, projeto desenvolvido pela entidade Lar Frei Arnaldo, para participar da etapa nacional do torneio First Lego League (FLL). O campeonato será realizado entre os dias 16 e 18 de março, em Curitiba (PR).

 

Criado inicialmente nos Estados Unidos (EUA), o FLL é um programa sem fins lucrativos, cujo objetivo é despertar o interesse de estudantes em temas como Ciência e Tecnologia. No Brasil, o programa é voltado para crianças e adolescentes, entre 9 e 16 anos.

 

O Clube da Robótica do Lar Frei Arnaldo, que existe há cinco anos, é composto, atualmente, por 28 integrantes, entre estudantes assistidos pela entidade, uma técnica, uma intérprete de libras, mentores voluntários e pais de alunos. Desde 2016, o projeto conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Votuporanga.

 

De acordo com Isabel Cristina Passos Motta, servidora do IFSP e técnica da equipe, intitulada Star BotsVotu, apesar de todas as dificuldades que o Lar enfrenta, como falta de infraestrutura e materiais, o grupo se empenhou e conseguiu se classificar para a etapa nacional.

 

“Disputamos a fase regional de São Paulo, na cidade de Indaiatuba, em fevereiro desse ano, e nos classificamos em 6º lugar, na categoria geral. Ao todo, 48 times participaram do torneio. Sendo assim, na próxima etapa, em Curitiba, concorreremos a uma das 10 vagas disponíveis para o campeonato internacional”, explicou.

 

Para o Diretor-Presidente da FEV, médico-veterinário Dr. Celso Luiz Alves dos Santos, é muito gratificante poder colaborar com um projeto tão importante como esse. “A FEV, enquanto Instituição comunitária e sem fins lucrativos, está sempre comprometida com a comunidade e aberta a parcerias que prezam pela construção e disseminação de conhecimento. Esperamos que o auxílio possa contribuir positivamente na vida dessas crianças e adolescentes”, finalizou.

 

Torneio


A equipe Star BotsVotu viajará para Curitiba nesta quarta-feira (dia 14). O torneio FLL, considerado a maior competição robótica do País, receberá 83 times de escolas públicas e particulares, no campus da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

 

Por meio de uma experiência criativa, durante o torneio os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como a programar robôs autônomos com a tecnologia Lego Mindstorms.

0 Comentários

Deixe um Comentário

1 + dezessete =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password