Festa das Nações: Vigilância Sanitária capacita representantes das colônias

A Vigilância Sanitária realizou na tarde desta quinta-feira (7/4) uma capacitação sobre “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” voltada aos representantes das colônias que participarão da Festa das Nações de Votuporanga, que será realizada nos dias 15, 16 e 17 deste mês na Concha Acústica.

Além dos representantes das colônias, participaram do treinamento, realizado na Secretaria de Saúde, a diretora da Vigilância Sanitária do município, Daniele Abreu Leppos, e a diretora da Vigilância em Saúde, Maria do Rosário Davanço.

 

Aplicação de práticas corretas de higiene e conservação de alimentos durante a realização da festa, controle na produção dos pratos típicos, procedimentos de limpeza e desinfecção, cuidados no deslocamento e manuseio correto dos alimentos, foram alguns dos assuntos tratados no curso. “A capacitação fornece noções básicas das condições de higiene e manipulação dos alimentos e dos pratos já preparados, visando a obtenção de produtos seguros ao consumo das pessoas que prestigiarão a festa”.

 

Além disso, o treinamento apresentou informações sobre contaminações químicas, físicas e biológicas, conceitos e doenças transmitidas por alimentos. “Esse tipo de treinamento contribui para que os clientes possam apreciar os pratos sem estarem sujeitos a presença de bactérias patogênicas nos pratos preparados”, conclui Daniele, explicando que casos de intoxicação alimentar estão relacionados, principalmente, à maneira como são manipulados os alimentos oferecidos em estabelecimentos do ramo alimentício e festas.

 

O evento terá renda beneficente para 24 entidades assistenciais que, juntamente com as colônias japonesa, italiana, espanhola, brasileira, portuguesa e árabe, farão pratos típicos como, por exemplo, charuto, bacalhoada, escondidinho, yakissoba, paella, e comidas brasileiras como batata frita, cachorro quente, brigadeiro e beijinho. A entrada será gratuita.

 

A organização da festa é do Fundo Social de Solidariedade, com parceria das Secretarias de Assistência Social e da Cultura e Turismo, que está programando apresentações culturais destes países, reunindo as tradições de cada nacionalidade para abrilhantar o evento.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password