Fernandópolis registra 1º caso de febre amarela em macaco em 2016

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis recebeu, na segunda-feira, 26, a confirmação do primeiro caso de Febre Amarela em um macaco neste ano. O animal foi encontrado morto na área urbana da cidade no dia 8 de dezembro.

O macaco estava entre o Asilo São Vicente de Paulo e o salão Recanto do Tamburi e foi levado para avaliação laboratorial no IAL (Instituto Adolfo Lutz).

A Prefeitura iniciou nesta terça-feira, 27, uma campanha de vacinação contra a doença. Os moradores da região onde o animal estava recebem a visita de enfermeiros em suas casas, mas aqueles que não forem encontrados devem procurar a unidade de saúde de seu bairro.

A Central de Saúde tem horário especial de funcionamento nesta terça e quarta-feira, 27 e 28 de dezembro, até às 21h para avaliação das carteiras de vacina da população.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, todos devem ficar atentos aos sinais e sintomas da Febre Amarela, que são: febre alta, calafrios, dor de cabeça forte, mialgia (dor muscular), fraqueza, náusea e vômito, durante cerca de três dias e icterícia (corpo amarelado). Quem apresentar qualquer um desses sintomas deve procurar atendimento médico imediatamente.

Este é o primeiro registro da doença em animais no município. Não há nenhum registro até o momento de casos em humanos.

Toda a população deve levar sua carteirinha de vacina para atualizar na unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Em caso de macaco encontrado morto, a Vigilância Epidemiológica precisa ser comunicada imediatamente pelo telefone (17) 3442-6809. Região Noroeste

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password