Feriado de finados gera empregos

Por semana, são limpos 120 túmulos, o que dá uma média diária de 20 unidades

O Feriado de Finados, dia 2 de novembro, que neste ano cai no domingo, é propício para comerciantes lucrarem mais com a venda de velas e arranjo de flores, que serão deixados nos túmulos como forma de homenagear entes queridos. Há quem contrate também serviços de limpeza no jazigo.

Rosa Ely Aguiar Rios, 58, limpa e faz manutenção nos túmulos e capelas do Cemitério Municipal há 18 anos. “É como se fosse um serviço de faxina, mas, ao invés de casa, é aqui”, explicou.

A época em que mais serviços aparecem é a partir da segunda quinzena de outubro, mas pelo ano todo Rosa é requisitada por aposentados ou por quem não pode fazer a limpeza de túmulos. “Sempre limpamos, observando o que deve ter manutenção”, falou.

Por semana, são limpos 120 túmulos, o que dá uma média diária de 20 unidades. O trabalho é feito de segunda à sábado, das 6h às 11h, devido o sol estar mais ameno. Entretanto, como a época se aproxima do feriado de finados, ela já tem diariamente de 10 a 15 túmulos a mais para limpar.

Os valores variam de acordo com o tipo de jazigo a ser limpo. “Alguns têm vasos, imagens e letras ornamentais, que devem ser polidas com produto especial. Isso leva tempo e dedicação. Por isso que os valores são diferentes a cada trabalho”, falou. Rosa consegue obter um salário mínimo por mês por meio das limpezas.

Estima-se que mais de 15 mil pessoas devam comparecer ao Cemitério Municipal de Votuporanga no feriado de Finados. Haverá missa às 7h30, organizada pela Paróquia Senhor Bom Jesus. Existem no local 7.840 túmulos, com 25.870 pessoas enterradas. Karolline Bianconi/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password