Federação das Santas Casas realiza curso de capacitação em Votuporanga

Profissionais dos hospitais filiados da região discutiram sobre o cadastro nacional de estabelecimentos de saúde

A Santa Casa de Votuporanga sediou no último dia 26 o curso de capacitação sobre o CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, promovido pela Fehosp – Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo. O curso reuniu profissionais dos Hospitais filiados da região que utilizam o cadastro como perfil de atendimento. O conteúdo foi ministrado pelo palestrante Ricardo Santos, que inclusive atuou na criação do cadastro exigido pelo Ministério da Saúde.

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde surgiu em função de que os diversos cadastros existentes não atendiam as necessidades da gestão do SUS (Sistema Único de Saúde). Dessa forma o processo de criação, objetivos, implantação e reavaliações foram tratados no desenvolvimento do curso.

A abordagem pretendeu contemplar inúmeros aspectos, que compreende desde conceitos até estruturas e utilização. Ressaltou, principalmente, a importância, já que é por meio do CNES que é feito todo o planejamneto de rede, a liberação de emendas parlamentares, a produção do Hospital, são alocados os profissionais da área de saúde e também qualifica a Instituição de acordo com a sua complexidade.

O curso aconteceu no Auditório Espaço Unifev Saúde, anexo a Santa Casa, teve duração de oito horas e os participantes receberam certificado. A edição contou com a participação de Votuporanga e recebeu os municípios de Araçatuba, Jales, Fernandópolis, Monte Aprazível e São José do Rio Preto.

Ricardo Santos

O instrutor participou da criação do sistema CNES em 2012 e atua no grupo de trabalho que realiza auditorias nas atividades de Farmácia Popular, Sistema Penitenciário de SP, Programa de Assistência Farmacêutica Básica, entre outros. Possui experiência na utilização do sistema Sisaud, sistema gestão do DAF, processos operacionais da auditoria, fiscalização de notas fiscais, cupons e receituários médicos, monitoramento de artefatos auditados, ouvidoria e prestação de contas.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password