Falta de chuvas prejudica projeto ‘Votuporanga Mais Verde’

Cerca de 570 árvores já foram plantadas no centro comercial do município até o momento

A Saev Ambiental e a Prefeitura de Votuporanga lançaram no ano passado o projeto Votuporanga + Verde, que tem a proposta de plantar 2,5 mil mudas de árvores na região central da cidade de Votuporanga. Após um ano do projeto, apenas 570 árvores foram plantadas, de acordo com a Saev, o ano de 2014 foi atípico e, em virtude da falta de chuva, não foi possível cumprir as expectativas iniciais.

A meta era de 800 mudas até o fim de 2014; mais mil mudas até o fim de 2015 e mais 700 mudas até o fim de 2016, totalizando as 2,5 mil árvores. Esta ação está prevista no Plano Municipal de Arborização Urbana, elaborado em 2013, e de acordo com a Lei Complementar nº 145/2009.

A Saev também informou que com as chuvas de 2015, pretende finalizar o ano com o plantio compensatório, chegando a 1,2 mil árvores plantadas, no total.

O manejo das árvores fica a cargo da Saev Ambiental, mas a responsabilidade de cuidar, como, por exemplo, regar, é dos munícipes ou dos responsáveis pelos estabelecimentos. Existe também um fiscal que atua com arborização em geral em toda a cidade, penalizando infratores conforme determina a legislação.

Uma arborização bem planejada, além de trazer para as cidades um pouco do ambiente natural, é de fundamental importância para a qualidade de vida dos cidadãos tendo como principais objetivos: diminuir consideravelmente temperatura, embaixo das sombras; influenciar na velocidade e direção dos ventos; produzir sombreamento; minimizar os níveis de ruídos produzidos pelo trânsito e aumentar a vida útil do capeamento asfáltico das ruas. Isabela Jardinetti/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password