Ex-Casseta e Planeta participa do FLIV nesta 5ª feira


O humorista Reinaldo Figueiredo, ex-integrante do Casseta & Planeta, estará no Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015, nesta quinta-feira (13/8), para uma roda de conversa sobre sua carreira no humor, livros, quadrinhos e música.

Além de ter participado durante 18 anos do programa da Rede Globo, Reinaldo é cartunista, escritor e músico. Começou sua carreira, em 1974, desenhando cartuns e ilustrações para o semanário O Pasquim. Em 1984, ao lado dos humoristas Hubert Aranha e Cláudio Paiva, criou o tabloide mensal O Planeta Diário, o “jornal sem o menor compromisso com a verdade”. Em 1992, entrou no ar, pela TV Globo, o humorístico “Casseta & Planeta, Urgente!”, atração na qual Reinaldo permaneceu até 2010.

Atualmente, ele dedica-se à música (toca contrabaixo no quarteto Companhia Estadual de Jazz, do Rio de Janeiro) e aos livros. É autor de títulos como “Noite de autógrafos”, “Desenhos de humor”, “Escândalos ilustrados” e “A arte de zoar”.

A conversa com Reinaldo ocorrerá às 19h30, no Cine FLIV. O espaço está localizado no vão livre da Escola Municipal de Artes, atrás da Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, no centro de Votuporanga. A entrada é gratuita e aberta a todos. Conheça a programação completa em www.flivotuporanga.com.br

Educador lança livro para público infantil

“O anjo de bicicleta” é tema do livro que será lançado, nesta quinta-feira (13/8), no Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015 pelo professor Geraldo Peçanha de Almeida, de Curitiba. Para marcar a apresentação, o autor irá ler trechos do livro e, logo após, o público será convidado a participar de uma atividade de ilustração.

A publicação é voltada para crianças desta faixa etária e conta a história de Cláudio Lepratti – “Pocho”. Participante assíduo de trabalhos voluntários no bairro Ludueña, em Rosário, na Argentina, Cláudio era conhecido por viajar em sua bicicleta, sempre disposto a ajudar as pessoas. O livro convida o público a conhecer mais sobre a trajetória desse homem que, mesmo realizando atividades consideradas como “trabalho de formiguinha”, conseguiu promover uma revolução sobre duas rodas.

Geraldo Peçanha de Almeida, além de professor, é escritor de livros para crianças, educadores e de alguns exemplares voltados ao autoconhecimento. É autor de mais de 40 obras e publica em jornais e revistas educacionais mensalmente.

O autor atenderá o público às 9h, às 10h30, às 14h e às 15h na Escola Municipal de Artes, localizada na Rua São Paulo, atrás da Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”.

Conheça a programação completa em www.flivotuporanga.com.br

Espetáculo do FLIV busca doação de alimentos

Interessados em assistir ao espetáculo “Vila Tarsila”, desta sexta-feira (14/8), na 5ª edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015 são convidados a doar um quilo de alimento não perecível que deve ser levado à Coacavo ou Coopevo/Dinâmica. O espetáculo contará a infância da pintora no palco da Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, às 20h30 encenado pela Cia Druw, dentro do projeto Mosaico na Estrada. As doações serão encaminhadas para entidades assistenciais de Votuporanga.

A iniciativa, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo – Sescoop/SP, conta com o apoio do FLIV e de três cooperativas – Coacavo (Cooperativa de Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga), Sicoob Credlíder (Cooperativa de Crédito) e Coopevo Dinâmica (Cooperativa Regional de Ensino de Votuporanga), além da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.

Em Vila Tarsila, a coreógrafa Miriam Druwe (fundadora da companhia) e a diretora teatral Cristiane Paoli Quito jogam luzes nas memórias de infância da artista, como a educação francesa e as brincadeiras na fazenda da família em Capivari, no interior paulista. Os figurinos dos atores e as imagens projetadas no palco de quadros pintados por Tarsila, como Abaporu e Sol Poente, transportam o público para o seu universo artístico.

Postos de troca:
Coacavo e Sicoob Credlíder –
Rua São Paulo, 3069 – Centro
Telefone: (17) 3405-9455
Coopevo Dinâmica
Rua Denizart Vidigal, 3620 – Chácara da Aviação
Telefone (17) 3421-8646
Bate-papo com Tico Santa Cruz atrai público jovem para o festival

Vocalista da banda Detonautas Roque Clube, escritor e comentarista assíduo nas redes sociais, Tico Santa Cruz esteve no Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015, na tarde desta terça-feira (11/08), comandando um bate-papo sobre o trabalho como músico e temas como política, literatura e comportamento.

A conversa ocorreu na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado” e reuniu um público predominamente jovem vindo de várias cidades da região. Tico enfatizou assuntos como a importância de se questionar a realidade em que vivemos e a necessidade de se incentivar a criticidade por meio da leitura e de uma análise atenta dos fatos.

Num diálogo descontraído, e com ampla participação do público, foram abordadas questões de grande relevância e atualidade. A discussão englobou tópicos como a legalização das drogas, redução da maioridade penal, homofobia, tolerância religiosa, aborto, pena de morte, a influência da mídia sobre a sociedade e a importância da internet e das redes sociais para a expressão de opiniões.

A plateia teve a oportunidade de fazer perguntas e pôde experimentar um contato mais próximo com o convidado. A estudante Larissa Schinelo, 15 anos, de Neves Paulista, afirmou que o bate-papo “foi uma experiência incrível” e destacou a importância do FLIV para o público jovem: “A maioria desses jovens poderia estar na rua fazendo outras coisas, mas eles têm a grande oportunidade de vir aqui e ouvir pessoas ótimas, como o Tico”. Já Marcela Rigo Nazaré, 17 anos, de Votuporanga, diz que “a presença de convidados influentes, como Tico Santa Cruz, incentiva os adolescentes a virem para o FLIV e se interessarem também por livros e debates importantes”.

Tico Santa Cruz fundou, em 1997, a banda Detonautas Roque Clube, da qual é vocalista. Conhecido como um dos poucos artistas a se manifestar abertamente sobre temas da política brasileira em postagens nas redes sociais, Tico também é autor de três livros: “Pólvora”, “Clube da Insônia” e “Tesão”.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password