Evento cultural da UNIFEV reúne mais de 350 pessoas

1° Concerto a Dois Pianos – Tchaikovsky lotou o Centro de Convenções Jornalista “Nelson Camargo” na noite do último sábado (dia 16)

O 1° Concerto a Dois Pianos – Tchaikovsky, realizado pela UNIFEV no último sábado (dia 16), reuniu mais de 350 pessoas no Centro de Convenções Jornalista “Nelson Camargo”.

Com a casa cheia, os pianistas Teresinha Bataglia, Bruna Kitamura e André Pignatari Filho interpretaram diversas composições musicais.

A peça principal da noite foi o Concerto número 1 de Tchaikovsky, originalmente escrito para piano e orquestra, mas, na ocasião, apresentado a dois pianos. Na sequência, foram executadas outras músicas, como “Adios Nonino (Astor Piazzola)”, interpretada com mais um instrumento, o acordeom, e “O Quebra Nozes – Valsa das Flores (Tchaikovsky)”.

Segundo a pianista e docente da UNIFEV, Prof. Ma. Bruna Kitamura, o Concerto número 1 de Tchaikovsky é uma das músicas mais tocadas em todos os salões do mundo, devido ao brilhantismo de sua melodia emocionante, à complexidade técnica da obra e, principalmente, ao sentimento de envolvimento que ele promove.

“O repertório foi escolhido com muito carinho. Por meio desse evento, buscamos unir a cultura erudita e a valorização dos músicos à prática do bem, uma vez que conseguimos arrecadar quase duas toneladas de alimentos, que serão doados às entidades beneficentes da cidade,” explicou.

A musicista Teresinha contou que o objetivo do evento foi transmitir ao público a simplicidade e a beleza que a música traz. “Não importa o gênero, a boa música sempre nos proporciona momentos únicos de emoção e cultura, e foi exatamente isso que pretendíamos passar nessa noite”.

Os músicos prepararam-se durante um ano para o evento, conforme lembrou André Pignatari Filho. “O estudo das composições foi sempre contínuo. Para esse concerto, nos encontrávamos semanalmente e nos dedicávamos por horas e horas aos ensaios. Ver acontecer foi maravilhoso! Ajudar ao próximo por meio da música é engrandecedor”.

O Reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, afirmou que o sucesso do evento foi mérito do trabalho e da dedicação de todos que se empenharam para a realização desse grande concerto.

“Só tenho a agradecer a toda equipe pelo excelente trabalho desenvolvido. A procura pelos convites superou nossas expectativas, pois eles se esgotaram dias antes do evento. Com isso, arrecadamos uma grande quantidade de alimentos, difundindo, assim, a importância da responsabilidade social, tão prezada pela nossa Instituição”.

De acordo com a supervisora do Setor de Eventos da UNIFEV, Cora Calaghran, o sentimento é de satisfação e de dever cumprido. “Conseguimos, mais uma vez, facilitar o acesso da população a atividades culturais e artísticas, a fim de promover a diversidade cultural atrelada às ações de responsabilidade social. Já estamos nos programando para a segunda edição, que será no próximo ano,” finalizou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password