EuRiso: Teatro, praça, chácara e bar serão palco de atrações

Lembrando que o prazo de inscrições para as oficinas, que acontecerão na Chácara Bim, termina amanhã; evento acontecerá entre os dias 22 a 26 de janeiro

Espectadores de toda o país já começam a fazer a contagem regressiva para o início do EuRiso – 1º Encontro Internacional de Palhaços de Fernandópolis, que acontecerá entre os dias 22 a 26 de janeiro. O evento, inédito na região, contará com 32 atrações em cinco dias de muita animação e difusão de conhecimento sobre a arte “palhacesca”.

Serão ministradas sete oficinas e quatro mesas de bate papo com profissionais de arte e saúde. Também haverá a apresentação de nove espetáculos e quatro cabarés cômicos, diversos shows musicais, intervenções em hospitais e uma palhaceata pelo centro da cidade, que promete fazer a cidade dar risada para valer, entre outras novidades.

As atrações serão realizadas em diferentes espaços de Fernandópolis, como a Chácara Bim, o bar ‘Chalé Acústico’, a Praça da Matriz e o Teatro Municipal ‘Merciol Viscardi’. Lembrando que o prazo de inscrições para as oficinas, que acontecerão na Chácara Bim, termina nessa sexta.

 

Realização

O encontro é organizado pelo já tradicional grupo regional ‘Palhaços de Plantão’ e a LuNáTika Trupe, coordenados pelo ator e enfermeiro Rafael Guerra de Aquino. O objetivo do evento é transformar Fernandópolis em referência na arte da palhaçaria e uma forma de agregar valor ao trabalho que já é desenvolvido na região através da profissionalização dos artistas.

“O EuRiso é um evento que surgiu da inquietude de investigar e disseminar a arte do palhaço, em sua essência. O Anjos do Picadeiro, evento organizado pelo grupo Teatro de Anônimo, que será homenageado nesse primeira edição do encontro, é a maior influência que mobiliza os grupos na busca por um trabalho de qualidade e pesquisa”, ressaltou Aquino.

O coordenador conta que desde 1998 estão em contato com o Anjos do Picadeiro e as reflexões que se constroem a partir dele. “Pensar o riso a partir do viés da necessidade humana básica e no palhaço como figura, não somente da arte de fazer rir, mas como carreadora dos reais valores humanos. Sejam eles bons ou maus, o palhaço é um anti-herói que constrói suas relações a partir da verdade, e consegue ser amado e aceito do jeito que é com seus defeitos e qualidades.”

 

Oficinas

As oficinas são gratuitas e a idade mínima para participação é de 16 anos. Cada participante poderá fazer até três oficinas, desde que haja vagas disponíveis. Elas recebem o apoio financeiro da Oficina Fred Navarro e da Prefeitura de Fernandópolis. As oficinas de Johnny Melville e Ana Luisa Cardoso são de 8h, as demais oficinas, são de 4h, sendo que todas terão 20 vagas.

Para se inscrever, basta fazer o download e preencher a ficha de inscrição que está disponível no site www.euriso.com.br e encaminhar no e-mail oficinaseuriso@gmail.com e aguardar a confirmação.

 

Espetáculos

Já no primeiro dia do “EuRiso”, a população poderá assistir ao espetáculo ‘Vida’, do Grupo Circo do Asfalto de São Bernardo do Campo-SP, com início às 20h, no Teatro Municipal. No segundo dia, a Bella Cia, de Santos-SP irá apresentar a peça ‘Flor Flo Fl’, às 17h, na Praça da Matriz e logo mais, as 20h, haverá a encenação de ‘Esperando na Rodô’, da Cia. Sítio do Jeca, de Pirassununga-SP.

No dia 24, ‘Picadeiro Brasileiro’, da Cia. Trapos e Farrapos, de Nova Friburgo-RJ, será apresentado na Praça, às 17h, e às 20h30, ‘Circo do Quintal’, da Cia. Amando Amado de Birigui-SP, no Teatro Municipal.

No penúltimo dia do “EuRiso”, a Praça será palco, às 17h de ‘O menor Circo do Mundo’, da Trupe Família Clou, de Nova Friburgo-RJ e às 20h30 acontecerá no Teatro a apresentação da peça ‘The Best of Johnny’ , de Johnny Melville (Escócia).

Para finalizar, no quinto e último dia, na Praça da Matriz acontecerá a peça ‘O Circo’, às 17h, da Entre Aspas Cia. Teatral de Votuporanga-SP e às 20h30, no Teatro, o Grupo Zibaldoni, de Ribeirão Preto-SP irá apresentar ‘Gran Circo Internazionale-E a saga dos heróis desconhecidos’.

A programação está disponível no site do evento (www.euriso.com.br/programacao).

 

Ingressos

Os ingressos para os espetáculos no Teatro Municipal serão comercializados pelos valores de R$ 20 e R$ 10 (meia) para professores, estudantes e aposentados e também para quem os adquirir antecipadamente na Secretaria de Cultura de Fernandópolis.

Quem adquirir os ingressos para os espetáculos do Teatro poderá pagar meia-entrada nas apresentações dos cabarés e musicais que acontecerão entre os dias 23 a 26, no bar ‘Chalé Acústico’, com início sempre às 22h30.

 

 

ANCELMO LIO – Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password