Estrada Boiadeira recebe visitantes de olho em seu potencial turístico

“Estrada da Emoção”, assim definiu o campeão nacional de hipismo, Marcos Corazza, em sua passagem pela via

Nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho, Marcos Corazza, de 50 anos, competidor de hipismo de destaque nacional esteve na região de Votuporanga para conhecer a centenária Estrada Boiadeira. Acompanhado dos amigos Renato, 55 e Sergio, 65 anos, Marcos veio com o objetivo de realizar a última viagem de seu fiel companheiro Sky Hope (Céu de Esperança), um belo cavalo da raça BH, campeão paulista, dentre outros títulos, vencedor de vários campeonatos com seu treinador Marcos Corazza.

O grupo partiu de Piracicaba a bordo de um Motor Home (caminhão adaptado para hospedar até três pessoas), rumo à cidade de Costa Rica, Mato Grosso do Sul, com o objetivo de conhecer a Estrada Boiadeira do Taboado e marcar de forma especial a última trilha do velho cavalo Sky Hope.

Marcos foi motivado a percorrer a estrada depois de assistir a uma vinheta produzida pela TV TEM e exibida no quadro “Joias do Interior”. O vídeo conta um pouco sobre a importância da Estrada Boiadeira, patrimônio cultural paulista. Corazza conta que começou a pesquisar sobre o tema e encontrou fotos, vídeos e matérias de jornais locais e regionais. Durante a pesquisa descobriu Evandro Junior Ferreira da Silva, pesquisador votuporanguense e idealizador de vários projetos que envolvem a preservação da estrada. Evandro contou que enviou cópias de filmes e documentários para Marcos que se encantou com a beleza cênica da fauna e flora do entorno da estrada e da riqueza cultural que nela existe.

A história de Marcos e o cavalo Sky Hope é como poucas. Marcos contou que comprou o cavalo em um leilão depois de suspeitar que tivesse sido vítima de maus-­tratos. “Sky Hope pertence a uma raça considera cara, e só consegui comprar o animal devido à cegueira em um dos olhos, por consequência ignorado em vários leilões. Coincidentemente meu pai também era cego de um dos olhos, e isso me aproximou ainda mais do cavalo. Criamos uma relação de confiança e cuidado inexplicável”, explicou Corazza.

Marcos e Sky Hope já percorreram a Estrada Real, Caminho do Sol, Serra do Cipó-­GO e várias trilhas na Serra da Canastra, somando mais de 1000 km, a Estrada Boiadeira ficará marcada como a última viagem de Sky Hope.

O trecho percorrido

A chegada foi no vilarejo Carrilho pertencente ao município de Cosmorama, lá a recepção ficou a cargo do tradicional Miguel Pedro Bessa, proprietário de uma das poucas vendas rurais ainda em funcionamento ao longo da Estrada. Marcos, Renato e Sergio permaneceram no vilarejo o dia todo e ao entardecer seguiram a estrada passando pelo Cemitério de Crianças da parteira Dona Arcanja. O trecho percorrido ainda incluiu os Córregos Água Amarela, e da Prata, Capela dos Torres, com destino ao pouso da noite, o conhecido Bairro Cruzeiro, pertencente a Votuporanga.

Evandro Jr., responsável por guiar o grupo ao longo da estrada, contou que o trecho mais belo ficou para domingo, incluindo paradas no Bairro Cruzeiro, passando pela Vila Carvalho até a divisa de município com Valentim Gentil, no Córrego Viradouro. “Marcos preparou com todo cuidado Sky Hope e os outros dois animais e foram a galope e marcha branda passando pelos trechos citados por quase 20 km. Neste trecho Marcos ficou encantado com a estrada, que parece formar um grande túnel de árvores que parecem proteger o velho caminho. O personagem relatou que foi um momento de muita emoção ao perceber a felicidade de Sky na estrada e também por sentir que era sua última viagem juntos”, lembrou Evandro. Da Redação/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password