ESTÂNCIA JOÃO LUIS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO IV DIA DE CAMPO

Palestras, minicursos, estações técnicas e concurso cultural marcam a 4ª edição do evento que será realizado no dia 13 de maio, em Cosmorama.

Considerado um dos principais eventos de divulgação da atividade leiteira na região Noroeste Paulista, acontecerá, no dia 13 de maio, o IV Dia de Campo da Estância João Luis – Genética Jersey. O evento será realizado, das 8h às 16h, na sede da Estância João Luis, localizada na Rodovia Euclides da Cunha na saída do km 505, no bairro da Roseira, em Cosmorama, no interior de São Paulo.

Neste ano, o Dia de Campo traz como tema a Sustentabilidade e a Segurança Alimentar na pecuária leiteira e também tem como proposta a divulgação da raça Jersey na região e no país, segundo o organizador do evento, o pecuarista João Luis Cavallari. “O objetivo do evento é reunir produtores e profissionais do setor para divulgar as melhores práticas de produção e manejo sustentável e seguro e promover a troca de experiências por meio de palestras técnicas e exposição de insumos e equipamentos”, explica.

Segundo o IBGE – Censo Agropecuário, esta região conta com 10 mil produtores de leite e suas 172,9 mil vacas em ordenha, 265,87 milhões de litros de leite produzido, movimentando a economia da região com R$ 121,4 milhões.

Entre os temas das palestras que serão ministradas estão: “Qualidade e Segurança Alimentar”, com Laerte Cassoli da Clínica do Leite; Gestão de Pessoas em Propriedades Leiteiras, com Maria Thereza Rezende, Zootecnista e Proprietária da Fazenda da Vovó em Arcos/MG; “Boas Práticas no Manejo de Bezerras Leiteiras”, com Dra. Lívia Carolina Magalhães Silva – Zootecnista do Grupo ETCO, “Gestão Compartilhada de Projetos na Pecuária – Resultado Sebrae São Paulo, com Jardel José Busarello e Bruno José dos Santos, consultor e gestor de Agronegócios – Sebrae SP – respectivamente, entre outras atividades. O evento também contará com oito estações técnicas de diversos temas.

O IV Dia de Campo é uma realização da Estância João Luis, com a parceria do SEBRAE- SP -, CATI Regional Votuporanga e Nestlé.

 

NOVIDADES NA PROGRAMAÇÃO

Como forma de integrar os participantes e suas famílias, nesta edição, o Dia de Campo trará uma programação paralela com atrações que irão agradar a todo o público como o minicurso e

workshop de fabricação artesanal de Derivados Lácteos e Concurso que irá ensinar a técnicas de preparo e fabricação de queijo fresco, muçarela, ricota, iogurte e coalhada.

Outra novidade na programação é o Concurso Cultural de Queijos Artesanais que irá premiar o vencedor com um kit com instrumentos de fabricação de queijos.

Ainda como parte das atrações complementares, será ofertado o melhor animal jovem “TOP FIVE” da Estância João Luis que foi selecionado técnicos da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil. A renda será revertida para uma instituição.

Para mais informações sobre o IV Dia de Campo da Estância João Luis, como ser um expositor ou como participar da programação, entre em contato pelo e-mail contato.estanciajoaoluis@gmail.com ou pelo telefone (17) 99744 4545

 

OS DIAS DE CAMPO EM NÚMEROS

Em 2012, foi realizada a 1ª edição do Dia de Campo da Estância João Luis, com o apoio de 18 empresas e cerca de 270 visitantes entre produtores e técnicos da região. Em 2013, o crescimento do evento trouxe 360 participantes e 28 empresas expositoras. No ano de 2014, o número de visitantes passou a cerca de 500 entre produtores e profissionais da cadeia leiteira da região, do estado e do país e 38 empresas apoiaram o III Dia do Campo expondo seus serviços e produtos. Para este ano, a expectativa é receber cerca de 650 produtores da região Noroeste Paulista e também de outros estados e mais de 60 empresas parceiras.

 

 

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES DO IV DIA DE CAMPO:

8h – Recepção, credenciamento e café da manhã.

8h30 – Abertura.

9h – Palestra: Gestão de Pessoas em Propriedades Leiteiras, com Maria Thereza Rezende – Zootecnista e Proprietária da Fazenda da Vovó em Arcos/MG.

9h45 – Palestra: Boas Práticas no Manejo de Bezerras Leiteiras, com Dra. Lívia Carolina Magalhães Silva – Zootecnista do Grupo ETCO – Departamento de Zootecnia – FCAV/UNESP, Campus Jaboticabal.

10h30 – Palestra: Qualidade e Segurança Alimentar, com Laerte Cassoli da Clínica do Leite.

11h15 – “Gestão Compartilhada de Projetos na Pecuária – Resultado Sebrae São Paulo, com Jardel José Busarello e Bruno José dos Santos, consultor e gestor de Agronegócios – Sebrae – SP.

12h30 – Almoço – Oferta do melhor animal “TOP FIVE” da Estância.

13h30 – Visitação às Estações Técnicas.

16h – Encerramento.

 

 

A ESTÂNCIA JOÃO LUIS

A história da Estância João Luis teve início no final do ano 2000, quando as primeiras bezerras e novilhas da raça Holandesa foram adquiridas e começou a produção leiteira na propriedade localizada na área rural do município de Cosmorama, na região noroeste paulista, a 14 km de Votuporanga e 70 km da cidade de São José do Rio Preto.

No início, a produção era de 130 litros de leite/dia. Em 2008, esse número passou para cerca de 2 mil litros de leite, com uma média de cerca de 24 litros por vaca/dia, em uma área total de pouco mais que 14 hectares e uma produção somada em 44 mil litros por hectares/ano.

Em busca de aperfeiçoamento e maior eficiência, em 2009, foram adquiridas as primeiras bezerras e novilhas da raça Jersey e, em 2011, iniciaram-se os investimentos em genética de ponta com a aquisição de animais procedentes de criatórios e estabelecimento de parcerias para produção de embriões.

Com muita dedicação e comprometimento de todos os profissionais e com base no melhoramento genético, manejo diferenciado, reprodução avançada e parcerias de sucesso, a Estância João Luis se destaca na produção de leite de forma sustentável e na qualidade e segurança alimentar de seus produtos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password