Esportes podem provocar problemas nas articulações

A prática de atividades esportivas, principalmente aquelas de alto impacto e que exigem mais força das articulações, pode provocar inflamações e dores articulares, especialmente no joelho e nas articulações.

Como o verão sugere sair de casa e fazer exercício, é comum ver pessoas que passam boa parte do ano sedentárias correndo pelas ruas. Mas atenção: o joelho e o tornozelo são apontados como as articulações que mais sofrem com o impacto causado pela corrida.

“Isso porque a força imposta sobre estas articulações corresponde entre uma e meia a três vezes o peso do corpo”, segundo afirma a fisioterapeuta Tania Cristina Malezan Fleig, do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur. No caso das mulheres, é importante lembrar que os joelhos são um tanto mais delicados, por isso qualquer esforço que possa lesar os joelhos requer mais atenção.

De acordo com o ortopedista José Eduardo Forni, de Rio Preto, há importantes distinções entre as lesões que afetam o joelho feminino e o masculino. Em geral, o da mulher é mais valgo (apresenta um desvio para fora) do que o deles. “A musculatura da mulher geralmente apresenta força menor do que a do homem e a flexibilidade da articulação da mulher é maior do que a do homem, e isso, somado aos diferentes tipos de esportes que eles realizam, determina as diferenças nas lesões”, explica.

Quem vivenciou o drama de sofrer uma lesão séria no menisco recentemente foi o brasileiro Felipe Miyamoto, de 30 anos, campeão do Circuito Brasileiro de Wakeboard, de 2013, que superou o problema após dois meses de tratamento intensivo e já voltou à ativa. “Em um treino, rompi o ligamento cruzado anterior, o ligamento colateral medial e um dos meniscos ficou partido. Comecei o ano com o joelho a 90% e já na primeira etapa fui ganhando confiança”, conta.

O número alto de lesões se deve ao fato de que as pessoas, de ambos os sexos, nem sempre tomam as medidas necessárias para qualquer atividade. “Como consequência você vê em mulheres lesões que eram quase exclusivas do gênero masculino, como a lesão do ligamento cruzado anterior e lesão de meniscos”, diz o ortopedista de Rio Preto.

 

Alongamento e hidratação ajudam a evitar cãibras
Doloridas, cãibras são também temidas pelos atletas porque, muitas vezes, dependendo da intensidade, elas significam o fim de uma competição. “Isso acontece porque, no calor, transpiramos mais e desidratamos facilmente, e além de água, neste processo há perda de sais minerais”, informa o fisiologista do esporte Diego Leite de Barros, do Hospital do Coração, em São Paulo.

O problema afeta desde praticantes de caminhadas até ciclistas e futebolistas de fim de semana, em qualquer atividade pode-se levar a fisgada no músculo, desencadeando dor ou incômodo.

As cãibras nada mais são do que contrações involuntárias que podem ser causadas por diferentes motivos, como por exemplo desidratação, falta de sais minerais e vitaminas ou fadiga, e podem ser muito dolorosas. Para evitar que esse problema aconteça durante o exercício é importante manter os músculos alongados e o corpo hidratado.

“O alongamento ajuda a diminuir o desconforto, pois trabalha com o movimento inverso da contração do músculo e aumenta a circulação de sangue no local”, explica a fisioterapeuta Tania Fleig.

Segundo ela, os músculos da perna são os mais sujeitos a cãibras. Por isso, recomenda massagear cuidadosamente o local da cãibra para acelerar a circulação do sangue e acabar com o incômodo. Ela lembra que é preciso alongar essas partes do corpo para que as fibras musculares sejam trabalhadas no sentido oposto a que se exercitaram. Para isso, Tânia sugere o uso de faixas elásticas.

“Alongar com faixas é uma atividade simples, que pode ser feita a qualquer hora e trabalhar qualquer parte do corpo, além da facilidade que o acessório oferece para alongar-se de maneira independente e eficaz.” É importante lembrar de cuidar da postura e respirar corretamente durante o exercício, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

 

Cecília Dionizio – Diário da Região

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