ESFs promovem “Novembro Azul” para prevenir câncer de próstata

Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura de Jales, através da Secretaria de Saúde vai realizar uma campanha de prevenção em todas as ESF (Estratégia de Saúde da Família) do município. O trabalho será realizado do dia 11 ao dia 27 de novembro. 
De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes e a chefe de gabinete da pasta, Celma Crepaldi, a campanha pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeterem a exames preventivos.

Em alusão ao Novembro Azul, todas as ESFs vão abrir, uma vez nesse mês, no período noturno. O início da campanha será na segunda-feira, 11, na ESF Francisco Xavier Rego, no Jardim Paraíso, a partir das 18 horas. No dia 12 será a vez da ESF Uniamérica; dia 13 no Núcleo Central de Saúde; dia 18 na ESF Leonísio Gambero, no Jardim Oiti; dia 19 na ESF Dr. José Cícero Fontes Xavier, conhecida como ESF Rural, ESF Ozil Joaquim Resende, no Jardim Municipal e ESF Drª Zilda Arns Neumann (Novo Mundo); dia 20 na ESF Getúlio de Carvalho, ESF Setuo Suetugo e ESF Shiguero Kitayama; dia 27 na ESF Luis Ernesto Sandi Mori, no Jacb e na ESF do Jardim Municipal.

“Os horários variam, mas podem ser conferidos na tabela que seguem em anexo. Todas as ESFs vão promover orientações através de palestras que alertam sobre a prevenção do câncer de próstata ao público alvo que são homens com idade acima dos 40 anos. Queremos atingir os homens que nunca fizeram exames e não estavam atentos para a necessidade de realizá-los”, disse a coordenadora das ESFs Gisele Murta.

CÂNCER DE PRÓSTATA

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que em 2012 foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Segundo o instituto, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password