Escolas podem visitar Estação de Tratamento de Água

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), a Estação de Tratamento de Água da Saev Ambiental pode ser uma opção de atividade prática voltada a estudantes da educação infantil, fundamental e também profissionais de diversas áreas.

A autarquia intensificou o trabalho de recepção a estes grupos escolares por causa da data especial e, só nesta semana, recebeu mais de 60 pessoas interessadas em conhecer o processo de chegada, tratamento e distribuição da água para as mais de 33 mil residências da cidade.

Profissionais da autarquia, entre químicos, biólogos e biomédicos recebem os estudantes e professores para explicações sobre o processo e alertam sobre a importância do bom uso do precioso recurso hídrico. Nos últimos dias, já passaram pela Estação grupos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Unifev e dos Centros de Educação Municipal “Profº Valdir Gonçalves de Lima” e “Profª Irma Pansani Marim”.

A equipe apresenta todo o caminho que a água percorre para estar disponível ao consumo humano. A água distribuída pela ETA vem da represa de captação da Saev Ambiental que, por sua vez, recebe a água de córregos e nascentes. Ao chegar à ETA, a água recebe policloreto de alumínio, que faz com que todas as impurezas se agrupem em flóculos de onde seguem para os decantadores. Nos decantadores, a água se separa das impurezas e, estas, ficam retidas no fundo dos tanques para depois serem descartadas.

Por fim, a água ainda é filtrada e acrescida de cloro e flúor, transformando-se na água potável pronta para ser consumida. Neste processo, os laboratórios bacteriológicos e físico-químicos da Saev Ambiental monitoram toda a água que circula em Votuporanga, testando sua qualidade 24 horas por dia.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password