Escolas levam crianças para conhecer estação meteorológica

O meio ambiente e o clima são temas muito importantes e que devem ser abordados desde criança. Pensando nisto, professores estão investindo nos alunos e mostrando o conhecimento para eles.

E um dos exemplos é no CEM Neyde Tonani Marão, que levaram cerca de 28 crianças para conhecer a Estação Meteorológica.
De acordo com Abílio Calille, geógrafo, “o intuito principal é ensinar com uma postura reflexiva, coerente e ética, para que as mediações das informações sejam qualitativas e provoquem nos alunos condições para que criem, conscientemente, uma visão de futuro e de mundo que desejam viver”, relata. Ele vê que este aprendizado é diferente, “uma forma nova de educar onde se deixa de lado a velha formula GLS (giz, lousa e saliva) e coloca as crianças em contato direto com o aprendizado, aulas de campo nunca mais serão esquecidas”.

Na visita à estação de meteorologia eles ensinaram que existem duas estações: uma desativada que era toda manual e o serviço era diário e humano, e a segunda, a atual, toda informatizada que faz as marcações em tempo real, de 20 em 20 minutos. Ela é atualizada no site do IAC, e através delas você pode saber a temperatura do solo, a insolação diária, a hora mais quente e mais fria do dia, quanto choveu e a velocidade do vento em duas alturas diferentes.
Os professores ensinaram também o que se faz numa estação e para que servem cada um daqueles instrumentos. Explicaram sobre a diversidade das frutas, “as crianças tiveram a oportunidade de conhecer, apanhar e comer oito tipos de frutas diferentes”, relata.
Falaram sobre a importância da água na vida, mostraram a irrigação e por último, foram nas seringueiras onde as crianças viram a extração do leite.

Essas aulas fazem parte do projeto de educação ambiental Maritaca, que já existe na Secretaria de Educação há mais de dez anos, desde 2003, e tem como objetivo mudar a maneira e o comportamento das crianças com o meio ambiente, é uma educação que ensina a pensar.
Há muitos anos o professor leva as crianças para conhecer aquele lugar, que em breve outras escolas também estarão fazendo visitas iguais a esta.
Na semana passada eles também plantaram no Cemei Abílio Calille 30 árvores (reseda gigante). As crianças do CEMAnita juntas fizeram o plantio.
O próximo Projeto será oDe Olho no Óleo, em parceria com o Rotary Clube de Votuporanga, onde as crianças do CEM Anita irão coletar óleo usado ea criança que conseguir o maior número irá ganhar do Rotary um tablet.

Eles ensinaram para as crianças também sobre os aparelhos:
O heliógrafo é um instrumento usado para observar o número de horas de brilho solar em determinada localidade e dia do ano à superfície, referida como insolação.
O pluviômetro é um instrumento meteorológico utilizado para recolher e medir a quantidade de líquidos ou sólidos como chuva ou granizo. Elines Ferreira de Faria/Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password