Escolas fazem comemoração cívica nesta 6ª

Unidades da rede municipal incentivam patriotismo, com atividades em alusão ao Dia da Proclamação da República

Nesta sexta-feira (11/11), escolas da rede municipal realizam atividades em comemoração ao Dia da Proclamação da República, celebrado na próxima terça-feira, dia 15 de novembro.

Na ocasião, as unidades realizam momento cívico às 7h30 e às 13h, com apresentações de músicas, jogral, poesia, além da execução dos hinos Nacional, da Proclamação da República e de Votuporanga. O principal intuito é despertar nos alunos o amor e respeito pela Pátria.

A secretária da Educação, Silvia Rodolfo, enfatizou que os atos cívicos buscam fomentar o respeito aos símbolos nacionais. “Na sala de aula, conversamos com as crianças e passamos para eles a importância dos valores cívicos. A comemoração surge como maneira de reforçar a data e levar os alunos ao interesse sobre a história do país”, disse.

Sobre a data

A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II. Foi, então, proclamada a República do Brasil.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password