Escolas da rede municipal dão exemplo de solidariedade

Secretaria da Educação desenvolve projetos que ressaltam valores de cidadania como gentileza

Nas salas de aula da rede municipal, mais do que aprendizado de currículo escolar. Valores de cidadania como gentileza e solidariedade são ensinados no dia a dia dos Centros de Educação Municipal (CEM´s) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Projetos são desenvolvidos com um único objetivo: ajudar o próximo e transformar o mundo.

No CEM “Valdir Gonçalves de Lima”, uma parceria no Festival Flash Black Retrô foi a oportunidade das crianças de fazer o bem. Um aluno da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) participou de uma apresentação e, a partir deste contato, proporcionou uma campanha de solidariedade.

O professor e idealizador do espetáculo, Vinicius Martins Marcos, contou sobre a parceria. “Nós temos uma aluna que é portadora de deficiência física, a Vitória Fernanda Francisco da Silva. Planejei em uma dança em que ela tivesse um acompanhante. Foi quando pensei na Apae. Os alunos ficaram entusiasmados com a ideia e com o novo amigo”, disse.

Pensando em colaborar com a entidade, a escola realizou uma campanha de arrecadação de produtos de limpeza e higiene, materiais mais utilizados pela Apae. No total, foram 311 rolos de papel higiênico, 33 produtos de desinfetante e 50 pacotes de copos descartáveis. Além disso, na compra do DVD da apresentação que ocorreu na Concha Acústica, em novembro, um produto de limpeza deveria ser doado.

A diretora da escola, Ivanyr Aparecida da Silva, afirmou que a ação desperta espírito de solidariedade. “Fizemos a ação em um mês e conquistamos vários objetos”, destacou.

Vinicius comemorou o resultado da ação. “O nosso objetivo era que convivessem com a Apae e, principalmente, que conhecessem a realidade. Acredito que mudamos o mundo quando pensamos coletivamente e trabalhamos em prol de uma causa”, disse. O festival contou com atuação das professoras Bruna Gomes, Camila Covre de Freitas, Danieli Teixeira Fabri e Rachel Fonseca Oliveira.

Vinicius Liberti, de 10 anos, falou sobre a iniciativa. “Foi muito importante porque aprendemos a valorizar as pessoas. Foi muito bonito podermos ajudar as pessoas sem oferecer dinheiro. Todos da escola contribuíram, seja divulgando nas redes sociais ou entre os vizinhos”, afirmou.

Já Marcela de Oliveira, de 11 anos, disse que “ver um sorriso em uma criança especial é muito bonito. Juntos, podemos fazer a diferença”.

A tia de Vitória, Adair Duarte Francisco Martinez, ressaltou que a sobrinha estuda no CEM “Valdir Gonçalves de Lima” há três anos. “Ela participou em 2013 e 2015. Vitória ama assistir a apresentação”, destacou.

No mês passado, escolas da Secretaria da Educação se solidarizaram com o Hospital de Câncer de Barretos e aderiram à campanha do Centro Social de Votuporanga. No total, a entidade arrecadou 227 garrafas pet, sendo que 107 foram doações das unidades de ensino.

Participaram as escolas “Prof. Valdir Gonçalves de Lima”’; “Profª Irma Pansani Marin”; “Profª Maria Izabel Martins Oliveira”; “Ana Ferreira dos Santos”; “Profª Elza Maria S. Fava Figueira”; “Prof. Floriano Marzochi”; “Prof. Benedito Israel Duarte”; “Profª Maria Lygia B. Leite” e “Prof. Geyner Rodrigues”.

A estudante do 5º ano B da unidade “Profª Maria Izabel Martins Oliveira”, Kelly Cristina Gomes da Silva, de 12 anos, falou sobre a campanha. “’É muito bom participar, porque estamos ajudando o Hospital de Câncer de Barretos. Toda a população deveria contribuir e não somente no fim de ano. O hospital precisa de ajuda”, afirmou.

A secretária da Educação, Silvia Rodolfo, enfatizou que ações como essas reforçam a importância da escola na formação do indivíduo. “Educar é um ato que visa à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania”, finalizou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password