Escola Passo a Passo desenvolve horta com alunos

Projeto completa o que os alunos estão estudando em sala de aula sobre os vegetais.

Professores e alunos da Escola de Educação Passo a Passo – Dom Bosco de Votuporanga estão desenvolvendo o projeto “Vivenciando Ciências – Horta Passo a Passo”. Na última semana, os alunos dos segundos anos (manhã e tarde) colheram e degustaram as verduras, plantadas e cuidadas por eles, e aproveitaram para plantar novas sementes e mudas.

Segundo as professoras Julcilea Aparecida Violin Sebastião e Aline de Freitas Marques, esse projeto completa o que os alunos estão estudando em sala de aula sobre os vegetais. “Com a horta, conseguimos mostrar para eles uma forma de aprendizado concreto sobre um assunto em que estamos trabalhando, tão importante para a sobrevivência e saúde do ser humano”, destacaram as professoras.

Para os alunos, o momento em que estão em contato com a horta, além de ser lúdico, permite que eles aprendam sobre o cultivo e os benefícios de cada alimento. “No final da colheita, lavamos os vegetais e preparamos uma deliciosa salada, quando o aluno pode experimentar o que ele mesmo plantou e cultivou, o que é muito importante para ele e, desta maneira, conseguimos também trabalhar a importância de consumir alimentos saudáveis”, enfatizaram Julcilea e Aline.

A horta Passo a Passo, um projeto da auxiliar pedagógica Ana Paula Hongaro Zanetti, começou a ser construída no início do mês de agosto e está envolvendo todos os alunos da escola, desde a captação e pintura dos pneus, onde estão sendo plantados os vegetais, ao preparo da compostagem para criar o adubo orgânico a ser utilizado na horta, até mesmo os cuidados diários, como regar e colher os alimentos assim que os mesmos estiverem prontos para o consumo. “A direção e coordenação da escola estão sempre presentes e apoiando esses projetos de vivência para o aprimoramento do ensino e aprendizagem do aluno”, comenta a diretora Tânia Fuzete de Lima.

Segundo a coordenadora Miriam Pereira, “na Passo a Passo, sabemos que o comprometimento com a educação vai muito além dos compromissos em sala de aula: educar implica envolver, engajar e instigar os estudantes a buscar as melhores versões de si mesmos”.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password