Escola de Artes realiza quatro oficinas nas férias

Inscrições são gratuitas e são feitas por telefone; atividades são nas áreas de flauta doce, percussão popular/bateria, sopro e cordas

A Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga preparou uma programação especial de férias na Escola Municipal de Artes. Aproveitando o recesso escolar, a unidade oferecerá quatro oficinas gratuitas nos segmentos flauta doce, percussão popular/bateria, instrumentos de sopro (flauta transversal, clarineta, saxofone, trompete, trombone, bombardino e tuba) e de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico).

A proposta da Secretaria da Cultura e Turismo é despertar no indivíduo o gosto pelo fazer musical e promover uma aproximação com as ações desenvolvidas, de maneira coletiva, no ambiente de uma escola de música. “O objetivo é oferecer uma atividade lúdica e de entretenimento aos estudantes no período de férias escolares e, ao mesmo tempo, aproximá-los do universo desta arte  por meio de uma iniciação musical direcionada, podendo depois seguirem com o estudo na própria Escola de Artes, nos cursos livres regulares oferecidos durante o  ano todo”, disse o coordenador do projeto, Vilmar Sartori (Mazinho).

Cada atividade terá duração de três horas, com módulos voltados para iniciantes e também para aqueles que já possuem algum conhecimento ou domínio de um instrumento musical, com conteúdos específicos para cada nível. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3422.4288 para efetivar a inscrição.

Flauta doce

As oficinas de flauta doce serão ministradas pelo professor Mazinho Sartori nos dias 14,15 e 16 e são direcionadas para alunos e professores do ensino fundamental I e II, onde a disciplina faz parte da grade curricular. Oferece módulo iniciante novas metodologias, conceitos e aprimoramento técnico. Para um nível mais avançado, o foco será na introdução à leitura de partituras e ampliação de repertório. A faixa etária é livre e não há necessidade de trazer o instrumento.

Percussão popular/bateria

As oficinas serão com o professor Daniel Rodrigues e o único pré-requisito é ter idade a partir de oito anos. Para os níveis iniciante/intermediário, serão trabalhados exercícios para o desenvolvimento da leitura e execução de grooves (padrões) básicos, utilizando sistemas que possibilitem execuções de duas baterias simultaneamente, além de técnicas para pandeiro, timba, caixa-clara, entre outros.   Já no nível intermediário/avançado, a proposta é focada na interpretação mediante música pré-determinada pelo professor e na criação coletiva e elaboração de arranjos para trio de baterias com acompanhamento de uma base sonora.

Sopro

Para instrumentistas de sopro, a oficina oferecida pelo professor Mazinho Sartori será no formato de masterclass, onde, necessariamente o interessado deve ter algum domínio do instrumento com conhecimentos de teoria musical e leitura de partituras. O conteúdo visa privilegiar músicos de bandas, igrejas, orquestras e conjuntos. Por se tratar de público potencialmente mais adulto, esta oficina será oferecida no período noturno, no entanto, a faixa etária é livre.

Cordas

As oficinas de cordas vão abordar aspectos múltiplos visando contextualizar o aluno com a prática de orquestra. No primeiro módulo, ministrado pela professora Mariane Lagoin, o foco será direcionado para golpes de arco, repertório, e metodologias de estudo. O segundo módulo, ministrado pelo professor Alex Massuia, visa conscientizar o músico sobre a importância da postura e suas implicações para o domínio do instrumento bem como, técnicas para a melhor utilização da linguagem corporal.

SERVIÇO

Evento: Oficinas Musicais de Julho

Oficina(s) de Flauta Doce: dias 14, 15 e 16 de julho – 14h às 17h

Oficina(s) de Percussão popular/Bateria: dias 18 e 25 de julho – 13h30 às 17h

Oficina(s) de Instrumentos de Sopro: dias 14 e 21 de julho – 19h30 às 22h

Oficina(s) de Instrumentos de Cordas: dias 21 e 22 de julho – 14h às 17h

Local: Escola Municipal de Artes

Endereço: Rua São Paulo, nº 3546, atrás da Concha Acústica – telefone (17) 3422.4288

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password